28 de abril de 2024 13:41

Entre Rios de Minas é destaque na 43ª Exposição Nacional do Cavalo Campolina

Evento está sendo realidado na cidade de Macaé/RJ

Teve início no domingo (3), na cidade de Macaé/RJ a 43ª Exposição Nacional do Cavalo Campolina. O evento, que é considerado o maior da raça, é realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Campolina (ABCC) e conta com a parceria da Prefeitura local. São em média 400 cavalos e a programação segue até o próximo sábado (9), com muitas atrações para adultos e crianças, com entrada gratuita.

O presidente da ABCC, Plínio Siqueira, ressalta que é a primeira vez que uma etapa nacional é realizada no município. “Estamos muito satisfeitos em estarmos aqui em Macaé. Teremos atrações para crianças e adultos com oito shows, e contamos com a presença de todos”.

Animal de Entre Rios é destaque

Entre Rios de Minas foi representada no evento por Renata Lavalle, que está voltando para a cidade com o título de “Reservado Campeão Nacional” com o cavalo “Gás Ringo”.

De acordo com a criadora de cavalos, “foi a primeira participação do animal na Exposição Nacional. O cavalo foi treinado por 30 dias no CTE de Leo Barbosa em Conselheiro Lafaiete”, disse.

Atualização: Theodora Miss do Barulho, Campeã Nacional 2023. Novamente o Gás representando Entre Rios de Minas. 

Raça Campolina

Em 1870, Cassiano Campolina, ganhou a égua Medeia, já prenha de um Andaluz de D. Pedro II. Deste cruzamento nasceu o potro batizado Monarca. Esse foi o início de uma história de sucesso e conquista em Entre Rios de Minas: a formação da raça Campolina.

 Cassiano tinha como principal objetivo formar cavalos de grande porte, ágeis, resistentes e de boa aparência. Para isso, selecionou e cruzou raças de cavalos como PSI, Anglo-Normando e Marchador conforme sua intuição e experiência.

 Em 1904, após mais de 30 anos trabalhando firme em seu propósito, faleceu Cassiano Campolina. Mas, graças à dedicação e ao empenho de seus amigos e colaboradores, a raça continuou a ser criada e aperfeiçoada. 

Clique e assista ao vídeo do evento

Fonte: Renata Lavalle/Prefeitura de Macaé/AACB E ENTRE RIOS NEWS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade