27 de abril de 2024 21:10

Jubileu já serviu de palco para artistas nacionais como Tonico e Tinoco e Chitãozinho e Xororó

No início do século XX, quando o rádio ainda engatinhava e a televisão nem sequer existia no Brasil, a atividade circense desempenhou um papel importante na promoção e divulgação do trabalho de diversos artistas da comédia e da música que alcançaram sucesso em todo país.
E o jubileu do Bom Jesus que atrai multidões de peregrinos à Congonhas (MG) foi, por muito tempo, um espaço oportuno para promoção e divulgação da arte através dos circos que se instalavam na cidade durante os festejos religiosos.

Segundo historiadores, inúmeros artistas famosos vinham de longe para se apresentar em Congonhas, numa época em que o principal transporte era o trem de ferro. Algumas das atrações apresentadas nos picadeiros do Jubileu de Congonhas só poderiam ser vistas em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Os espetáculos contavam com musicais da época além de mágicos, trapezistas, palhaços, dançarinas e domadores de animais exóticos.

Lutas livres promovidas pelas mulheres da família paulista Zumbano, que fizeram história pelo Brasil, era uma das atrações mais aguardadas pelo público. Durante as apresentações, elas desafiavam os homens da plateia para lutarem no picadeiro.

Após os espetáculos, o público acompanhava shows musicais. Em seu artigo sobre o Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos, o historiador André Candreva deixou registrados os nomes de artistas famosos que já se apresentaram nos picadeiros em Congonhas.

O palhaço Carequinha, um dos mais famosos do Brasil, se apresentou em diferentes números circenses durante vários jubileus. Cantores da música popular brasileira como Francisco Petrônio, Orlando Silva, Cascatinha e Inhana, Adelaide Chiozo e muitos outros marcaram presença por várias décadas e lançaram sucessos durante a maior festa religiosa do estado de Minas Gerais.

As duplas sertanejas Tonico e Tinoco e Chitãozinho e Xororó, (esta última em início de carreira), também já se apresentaram em circos na cidade de Congonhas durante a festa do Bom Jesus de Matosinhos.

Você sabia dessa história?

Por Reinaldo Silva / Fotos: Reprodução Internet

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade