27 de abril de 2024 19:29

Eleições em Capela Nova: disputas internas podem levar a vitória da oposição ou da terceira via

O grupo governista não consegue chegar a um nome comum para a sucessão de Adelmo Moreira. Surgiram como pré candidatos, o Vice Prefeito Otacílio e os Vereadores Gil, Juvenal e Pablo (eleitos pelo DEM, atual União Brasil).

Mais do que pré-candidaturas, começaram a surgir chapas como a do Vereador Juvenal tendo como vice, o veterinário Tiago Barbosa (MDB), que concorreu como vice-prefeito na chapa de Manoel Barbosa (MDB) em 2020, ou o ex Vereador Rinaldo Barbosa, atualmente no Republicanos.

Outra chapa cogitada é a do Vice-Prefeito Otacílio tendo como vice o Vereador Gil ou atual Secretário de Saúde, Sandro Paiva, popularmente conhecido como Fusquinha. Filiados ao União Brasil, ambos podem migrar para o PRD, partido do Deputado Federal Fred Costa, apoiado pelo grupo governista e majoritário na cidade nas eleições de 2022.

O Vereador Gil, também cotado para concorrer como Vice-Prefeito na chapa de Otacílio, pode assumir o União Brasil ou migrar para o Progressistas, partido do ex Vereador Marcelo, que pode vir a ser seu companheiro de chapa

Já o Vereador Pablo, que também se apresenta como pré-candidato ao Executivo, não deve tentar a reeleição, podendo vir a compor com Otacílio ou Juvenal.

Dos cinco atuais Vereadores, a bancada do União Brasil na Câmara Municipal pode ter apenas uma candidata à reeleição, a Vereadora Valéria, dado que o Vereador Cidinho, também não pretende mais concorrer ao Legislativo Municipal.

Ao contrário do grupo governista, a oposição já está unida em prol do ex Prefeito Dr. Manoel Barbosa, que vai para sua quinta tentativa de chegar ao Executivo Municipal, podendo ser o primeiro capela-novense a exercer o cargo de Prefeito por três vezes. Perdeu a primeira eleição que concorreu em 1988, para seu sogro Francisco Machado (PFL) e para Adelmo Moreira (DEM) em 2020 por uma diferença de 12 votos. Foi eleito 1996, vencendo o ex Prefeito Djalma Moreira, que tentava conquistar seu terceiro mandato pela segunda vez consecutiva; e reeleito em 2000, vencendo Djalma Moreira Carvalho Moreira Júnior, que viria a ser eleito em 2004 e reeleito em 2008.

Para 2024, o nome do companheiro de chapa do Dr. Manoel já está definido. Será o Vereador Cidinho, atualmente no União Brasil. Dos três Vereadores eleitos pelo MDB em 2020, Gelinho e Márcio do Onézio devem tentar a reeleição, ao contrário da Vereadora Naná Moreira que não deve concorrer. Além do MDB, a candidatura oposicionista tende a contar com o apoio da Federação Brasil da Esperança: PT-PV-PC do B, representada na Câmara Municipal pelo Vereador Nai, eleito pelo PV em 2020. Antes mesmo da Federação Brasil da Esperança ser criada em 2022, PV e PT já eram aliados do MDB desde 2012, quando o então Prefeito Luiz do Sindicato foi eleito Prefeito em com apoio de ambos os partidos. Já o PC do B, que em 2020 teve candidato a Prefeito, está automaticamente na Federação Brasil da Esperança, junto com PT e PV, não podendo concorrer de forma isolada, pois a Federação tem prazo de validade até 2026 e não podem ser desfeitas nas eleições de 2024.

Com o propósito de quebrar esta polarização, o empresário Juninho do Mercado (PSD) vem buscando e conquistando novos apoios visando se eleger como candidato da terceira via. Para tal ele vem estruturando seu grupo político que conquistou um apoio importante e praticamente já definiu o nome de seu vice que em breve deve caminhar junto com ele na pré-campanha e na campanha que se inicia daqui a menos de um ano.

Enquanto os grupos políticos do Dr. Manoel Barbosa e Juninho do Mercado estão fechados em torno de seus nomes, além de se estruturarem para as eleições de 2024, o grupo de Adelmo Moreira se divide em várias pré-candidaturas, o que pode levar o grupo governista a perda do Poder Executivo Municipal em 2024. E para 2028, uma eventual volta de Adelmo ao cenário político local seria capaz de unir o atual grupo governista novamente?

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade