28 de abril de 2024 04:30

Cometa Nishimura poderá ser visto em nossa região nos próximos dias

? Neste fim de semana, o cometa Nishimura atingirá seu periélio, ponto mais próximo do sol, com grandes chances de ser observado em municípios da nossa região, talvez, até a olho nu. O ideal é procurar áreas distantes das cidades, em topos mais elevados, com vista do nascer ou do pôr do sol, longe da poluição luminosa das áreas urbanas. Nos próximos dias, o objeto estará cada vez mais brilhante. No entanto, importa lembrar que cometas são imprevisíveis: eles podem tanto se tornar mais brilhantes quanto se romperem ao se aproximar do sol.

? O cometa poderá ser encontrado na direção do sol, antes do nascente e após o poente. A melhor visibilidade deverá ocorrer no pôr do sol, a partir das 17h20′, quando o cometa poderá ser encontrado um pouco à direita de onde o astro solar se pôr no horizonte. Durante o nascente, apesar das possibilidades de visualização, o cometa estará logo abaixo do sol, o que irá dificultar a observação. A depender do dia, haverá uma janela de 15 a 30′ para observação do astro. Mas, lembre-se: jamais olhe diretamente para o sol.

? As condições do tempo no fim de semana não estão perfeitas para observação astronômica por causa da previsão de entrada de uma nova frente fria na sexta (15/09). Mas, no sábado (16/09) há previsão de tempo predominantemente claro a parcialmente nublado ao final do dia. No domingo (17/09), as condições do tempo devem estar mais favoráveis, com previsão de tempo predominantemente claro ao final do dia.

? Professor Patrício Carneiro, da GuaráDrone.

? Imagem: Reprodução/Kev/Pixabay.

FONTE GUARÁ DRONE

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade