28 de abril de 2024 07:06

McDonald’s: 5 países onde a rede não prosperou

Pode parecer bem estranho pra gente, que muitas vezes enfrenta filas para comprar um combo ou aquela famosa casquinha, mas em diversos países a famosa lanchonete chegou à falência por diversos motivos.

A famosa rede de fast-food McDonald’s pode ser encontrada em diversas partes do mundo, e isso se deve ao imenso sucesso da empresa, apoiado por um marketing bastante diversificado. A marca foi fundada em 1940 pelos irmãos Richard e Maurice McDonald como um pequeno restaurante em San Bernardino, na Califórnia.

O que os fundadores mal desconfiavam é que o empreendimento iniciado por eles tomaria as proporções que sustenta hoje em dia, obtendo um crescimento absurdo nos anos subsequentes. Entretanto, ao contrário do que muita gente pensa, a empresa não é “onipresente” no planeta.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), dos 193 países e 17 territórios reconhecidos por ela, a companhia está presente em apenas 119, ostentando uma marca de 35 mil estabelecimentos espalhados pelo globo terrestre.

Por que não é possível encontrar McDonald’s em alguns lugares?

Existem certas localidades nas quais o negócio simplesmente não vingou devido a peculiaridades culturais, ou simplesmente em razão de leis específicas e regimes hostis. Seja como for, é um consenso que houve países onde o McDonald’s não conseguiu prosperar e vamos conferir 5 deles, a seguir.

1. Irã

O Irã é referência mundial em produção e exportação de gás natural e petróleo, ambos componentes vitais para a indústria internacional, uma vez que os veículos e máquinas ainda dependem grandemente de combustíveis fósseis para operar.

Em terras iranianas, também não é possível encontrar unidades do McDonald’s, e isso se deve a um fato ocorrido no passado, mais precisamente no ano de 1979. Nesta data, a República Islâmica chegou ao local e, devido às leis religiosas rígidas, a empresa teve que se retirar e até hoje não conseguiu retornar.

2. Barbados

Caribe é amplamente conhecido por suas praias e ilhas paradisíacas, e em Barbados houve somente uma loja do conhecido empreendimento do ramo de fast food. Neste caso em especial, as razões para a falência foram impressionantes.

Ao que tudo indica, a lanchonete não conseguiu competir com os restaurantes de frutos do mar que já haviam na ilha, e eles acabaram desbancando o negócio. Dessa forma, após amargar consecutivos balanços negativos ao final do mês, a diretoria achou por bem se retirar dali.

3. Islândia

Este país colonizado pelos vigorosos conquistadores vikings também foi outro exemplo de como a cultura local afeta no consumo dos residentes. Ali, a referida empresa foi à bancarrota no ano de 2008, por conta de dois motivos específicos.

O primeiro se refere às dificuldades logísticas em encontrar os insumos padrões dos lanches naquela região, e o segundo trata dos hábitos da população, que não tiveram grande interesse em consumir os lanches oferecidos de forma massiva.

4. Jamaica

Também situado no Caribe, da mesma forma que Barbados e o conhecido berço de nascimento do reggae e do movimento rastafári, o país não conta com franquias da loja desde 2005. As razões para tal ainda são um tanto quanto obscuras, mas alguns apontam a ausência de infraestrutura e investimentos maiores.

5. Bolívia

Por fim, a América do Sul também consta na listagem, e de acordo com dados oficiais, não existe McDonald’s na Bolívia desde 2002. Ao todo, houve 8 estabelecimentos por lá, mas, devido a baixas vendas e desinteresse do povo boliviano, a marca se retirou do país, que se tornou o único do continente a não contar mais com a marca.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade