27 de abril de 2024 14:43

Chapa da tradição? Famílias Franco e Laporte podem ser representadas em uma única chapa

A Família Franco teve ao longo da história representada no Legislativo Estadual de Lafaiete (MG) por seis legislaturas, com Antônio Franco Ribeiro (1), Ely Franco Ribeiro (2) e Glycon Moreira Franco (3). No Legislativo Municipal esteve representada em 11 legislaturas com Léo Franco (4), Rui Franco (4), Glycon Franco (2) e Tarciano Franco (1).

Já a família Laporte esteve representada no Legislativo Municipal em 15 legislaturas, com Alfredo laporte (10), Benito Laporte (4) e Giusepe Laporte (1). Embora seja recordista em mandatos para Vereador, a família Laporte, tentou chegar ao Legislativo Municipal em 2006 com Benito Laporte, 2018 com Giovanny Laporte e em 2022 com Giusepe Laporte.

Embora sejam as famílias mais tradicionais da cidade no que tange ao Legislativo Municipal e Estadual, ambas as famílias nunca conseguiram eleger um candidato a Prefeito, o que foi tentado por Alfredo Laporte, Glycon Franco e duas vezes por Benito Laporte.

Nas eleições de 2022, Giusepe Laporte foi o candidato majoritário a Deputado Estadual e Glycon Franco o majoritário para Deputado Estadual. Como Glycon Franco alcançou a primeira suplência de Deputado Federal, o mesmo nutre a expectativa de assumir uma vaga na Câmara dos Deputados em 2024, o que pode tira-lo da disputa para o Executivo Municipal no próximo ano.

Não é a primeira vez que uma chapa composta pelos candidatos majoritários a Deputado Federal e Estadual é cogitada para a disputa para o poder Executivo na próxima eleição Estadual. Após a eleição de 2006 foi cogitada uma chapa composta por José Milton (majoritário para Federal) tendo como Vice Glycon Franco (majoritário para Estadual). Em 2008 José Milton foi eleito Prefeito e Glycon Franco terminou a eleição em terceiro lugar.

Nas eleições de 2010, Glycon Franco além de ser novamente o candidato a Deputado Estadual majoritário na cidade, o mesmo conquistou a primeira suplência de sua coligação e Ivar Cerqueira foi o candidato majoritário para o cargo de Deputado Federal na cidade. Para 2012, foi cogitada uma chapa composta por Ivar e Glycon, como também de Glycon concorrendo como Vice do então prefeito José Milton. Em 2012, Glycon assumiu o mandato de Deputado Estadual e Ivar Cerqueira foi eleito Prefeito.

Para 2024, está sendo cogitada uma chapa composta por Glycon Franco como candidato a Prefeito tendo como vice Giusepe Laporte. E pela terceira vez a chapa composta entre os majoritários da cidade para os cargos de Deputado Federal e Estadual podem não vir a formar uma chapa.

Assim como em 2012, Glycon Franco vive uma expectativa de assumir o mandato e já declarou apoio incondicional a seu irmão Dylan Franco entrar na disputa pelo Executivo, o que poderia manter uma chapa com representantes de ambas as famílias, o que vem gerado ânimo e ao mesmo tempo resistência por apoiadores de ambos os pré-candidatos.

Mas como seria a ordem da chapa? Giusepe concorreria a Prefeito tendo Dylan Franco como vice ou Dylan Franco para Prefeito com Giusepe Laporte para Vice, o que poderia levar essa aliança para 2026 onde Glycon Franco concorreria novamente a Deputado Federal e Giusepe Laporte para Estadual?

Dependendo da Reforma Ministerial prevista para janeiro de 2024 e a viabilidade das pré candidaturas do Deputados Federais petistas, Glycon Franco pode mudar seu rumo político entrar na disputa para o Executivo Municipal tendo como vice Giusepe laporte, não descartando uma disputa entre ambos ou entre Giusepe Laporte e Dylan Franco, além de outros pretendentes ao cargo de Prefeito.

Como estamos a menos de um ano das convenções partidárias e pouco mais de um ano das eleições, o cenário político é de muita incerteza, onde surgem muitas especulações sobre eventuais candidaturas e chapas ao Executivo.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade