27 de abril de 2024 09:46

Educação bilíngue: introduzindo uma segunda língua durante a alfabetização

O contato com uma língua estrangeira no ambiente familiar e escolar de uma criança facilita a sua compreensão e garante um melhor aprendizado

Em um mundo globalizado como o nosso, em que a importância do conhecimento torna-se uma verdadeira aliada – seja para melhorar as chances de sucesso no mercado de trabalho, seja para facilitar a integração entre diferentes culturas –, a chamada educação bilíngue tem ganhado cada vez mais espaço.

Ao contrário do que muitos educadores e pais até então imaginavam, o aprendizado conjunto da língua materna e de uma estrangeira traz grandes benefícios e não atrapalha em nada o processo de alfabetização – podendo ser realizado, entre outras maneiras, com canções e livros infanto juvenis, por exemplo.

Dessa forma, a criança poderá desenvolver habilidades cognitivas, como memória, criatividade e atenção, dentro e fora da sala de aula. Lembrando que, até os 10 anos, o indivíduo tem uma elasticidade cerebral muito maior, o que, consequentemente, implica na maior facilidade em aprender coisas novas.

Por dentro da alfabetização bilíngue

Antes de adentrar no assunto, é preciso relembrar o conceito de alfabetização. Trata-se de um processo em que o indivíduo vai aprender sobre um determinado sistema linguístico, a exemplo do inglês, espanhol, francês e da própria língua portuguesa, permitindo que ele consiga ler e escrever nesse idioma.

No caso da alfabetização bilíngue, estamos falando do aprendizado conjunto de duas línguas diferentes. Ela pode acontecer de maneira simultânea (o aprendizado dos idiomas acontece ao mesmo tempo) ou sequenciada (a língua materna é aprendida primeiro e, após consolidada, é inserida a segunda língua).

Em algumas instituições de ensino, inclusive aqui no Brasil, o ensino bilíngue é uma realidade “precoce”, já que acontece até mesmo com crianças mais novas que nem sequer chegaram na fase da alfabetização propriamente dita – o que só confirma a importância desse tipo de aprendizado.

Alfabetização versus novo idioma

É necessário salientar que o processo de alfabetização de uma criança, ainda mais no que diz respeito a um novo idioma, envolve uma série de mudanças e atitudes que vão desde a matrícula numa boa instituição de ensino até o estímulo da própria família durante esse processo, como os exemplos mostrados a seguir.

Ambiente bilíngue

O contato com um ambiente bilíngue é uma maneira bem interessante de ir acostumando a criança a diferentes idiomas ao mesmo tempo. Isso pode acontecer tanto no ambiente doméstico, com as conversações entre pais e irmãos, quanto no espaço escolar.

Ler livros idiomáticos

A leitura também é um caminho fundamental para que as crianças aprendam algo. Em se tratando de livros idiomáticos, o hábito da leitura deve ser iniciado dentro de casa, sendo, num primeiro momento, feito com a ajuda dos pais e, posteriormente, com o oferecimento de livros próprios para cada idade.

Ouvir e cantar

O uso de músicas também é uma alternativa para tornar o ambiente mais rico e favorecer o aprendizado bilíngue. Destaque para canções que têm a sua versão em português e inglês ou espanhol, como Head, shoulders, knees and toes (Cabeça, ombro, joelho e pé) e Brilla, brilla estrellita (Brilha, brilha, estrelinha).

Criar conversações

Tática comum em cursos de idiomas, as conversações são excelentes para garantir o aprendizado de outra língua, incluindo nas crianças. Por isso, tire um momento para criar esses diálogos com seu(a) filho(a), considerando assuntos que, para ele(a) tenham sentido e sejam, de fato, atraentes.

Exposição cultural

Levar a criança para ter um contato mais direto com o aspecto cultural de um determinado idioma pode ser algo bastante interessante. Visita a museus, cinemas, feiras livres e eventos culturais pode ser uma ótima forma de resgatar a atenção dos pequenos de modo mais divertido e até lúdico.

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