28 de abril de 2024 00:27

Cédula rara é vendida por R$ 1.000: entenda o que torna ela tão valiosa

Se você tem guardado essa nota por aí, talvez você tenha uma verdadeira bolada em mãos.

As notas e moedas antigas é uma forma interessante de embarcar e conhecer a história do nosso país. Essas peças conseguem carregar através dos anos uma parte muito importante do desenvolvimento e avanço social e histórico.

Durante o século XX, o Brasil adotou três diferentes versões do cruzeiro. A primeira foi criada em 1942, substituindo o mil-réis e trazendo o uso de centavos, com o símbolo do Cruzeiro do Sul. A segunda, surge em 1970, ocupando o lugar do cruzeiro novo, na tentativa de conter a inflação e apresentando o símbolo CR$.

Já a terceira versão da moeda surgiu após a frustração de outras ideias, então ela foi chamada de cruzado novo. Foi a última moeda a existir antes de ser substituída pelo cruzeiro real em 1993. Mas, você sabia que há uma nota dessa época que é rara e pode valer um bom valor na mão dos colecionadores? Confira!

Moeda com indígenas chamam a atenção dos numismatas

Essa nota específica, que é a nota de mil cruzeiros com a imagem de um indígena faz parte da série do Plano Collor, implementado em 1990 na tentativa do combate a inflação. Essa nota foi emitida em maio de 1990 e na frente dela você encontra a figura de Cândido Rondon, um engenheiro militar e sertanista que explorou o interior do país.

Já no verso, você vai encontrar um casal indígena da etnia Karajá, que reside às margens do rio Araguaia, no centro-oeste brasileiro. Essa nota tem a distinção de ser a primeira a homenagear os povos indígenas na história do dinheiro brasileiro. E é um dos motivos que a fazem ser bem rara e buscadas pelos colecionadores. Veja:

Foto: Diniz Numismática

Outro ponto que reforça isso é que ela teve uma tiragem extremamente limitada, com apenas 5 milhões de unidades produzidas, mas foi rapidamente substituída pela nota de mil cruzeiros reais, em agosto de 1993. Então, aqueles que guardaram essa peça rara, contam com um pedaço da história na mão.

É por isso que, se você tem essa cédula e deseja conquistar um dinheiro a mais para ajudar no fim do mês, você pode encontrar especialistas que avaliem as condições da sua peça. Lembrando que quanto mais conservada, mais a nota pode valer. Então, fique atento!

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade