28 de abril de 2024 08:48

Incêndio de grandes proporções atinge santuário da Serra do Caraça, terra do lobo-guará

Um incêndio de grandes proporções atinge a Serra do Caraça, nos limites dos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os primeiros focos das chamas foram identificados nessa terça-feira (26/9). Desde então, o fogo começou a se alastrar. Equipes do Corpo de Bombeiros (CBMMG), militares do Instituto Estudual de Florestas (IEF) e brigadistas do Santuário do Caraça estão no local para combater as chamas. 

De acordo com o biólogo do Santuário do Caraça – uma instituição católica e centro turístico -, Douglas Henrique da Silva, os danos na região podem ser imensuráveis.

“O incêndio está em uma encosta entre os dois parques, o do Caraça e o Parque Nacional da Gandarela. Um contínuo de Mata Atlântica, com área de plantação de eucalipto. Então, essa área é muito preservada. Se espalha, ele [fogo] tem dimensão de queimar muita coisa”, explicou.

Incêndios em setembro

Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros, até segunda-feira (25/9), só em setembro foram registrados 121 incêndios em Belo Horizonte. Durante o ano de 2023, ao todo, foram  809 queimadas na capital mineira. De acordo com o Tenente do Corpo de Bombeiros, Henrique Barcellos, a onda de calor que tem atingido o estado associada à baixa umidade, aumentam as chances de incêndio.

“Essa combinação de altas temperaturas com baixa umidade torna o cenário favorável para incêndios. Já temos marcado o período de estiagem mas temos vistos que esses fatores têm influenciado bastante, causando a situação que nos alerta ao nível que estamos atualmente”, pontuou.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade