27 de abril de 2024 13:23

Pré Candidatos do centro em Conselheiro Lafaiete (MG)

Entre o fim do Estado Novo e o início do Regime Militar, o PSD era o principal partido de centro do Brasil, numa conjuntura polarizada entre o PTB de Getúlio Vargas, com viés de esquerda e a UDN, com viés de direita, liderada por Carlos Lacerda. Durante o regime militar, políticos de centro e de esquerda se reuniram no MDB. Com o fim do bipartidarismo em 1980, o MDB se torna PMDB sendo o principal partido de centro do país até o fim da década passada. Do MDB surgiu o PSDB em 1988. Também em 1988 surge o PT do B, partido criado de uma dissidência do PTB que em 2017 passou a se chamar AVANTE. Em 2011, surge um novo PSD, sem qualquer ligação com o antigo, também através de uma dissidência com o DEM. Em Conselheiro Lafaiete, se identificam como pré-candidatos de centro:

Darci Tavares: Vereador por dois mandatos (1989-1992 e 1993-1996), quatro vezes Presidente da Câmara (1990, 1991, 1994 e 1996). Atuou na Secção de Dívida Ativa durante o Governo Vicente Faria entre 2000 e 2004. Foi eleito Vice Prefeito em 2012 na chapa de Ivar Cerqueira (PSB) e exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação de janeiro de 2013 à março de 2014 e janeiro de 2015 à março de 2016. Atualmente preside o MDB municipal e é assessor do Governo Mário Marcus. Mais uma vez se coloca como pré-candidato de seu partido, principal partido de centro do Brasil até 2018.

Divino Pereira: eleito Vereador em 1996, 2000, 2004, 2012 e 2016, sendo o mais votado em 2000 e 2012. Embora tenha obtido êxito em todas as suas eleições para Vereador, o mesmo não se repetiu em suas tentativas de se eleger Deputado Estadual em 2002, 2006, 2010 e 2014; Vice-Prefeito na chapa de Glycon Franco em 2008, Prefeito em 2020 e Deputado Federal em 2022. Embora esteja filiado ao PL, tem um perfil mais ao centro, devido à sua atuação nas áreas de saúde e assistência social, pautas mais ligadas à esquerda. Tem como concorrentes internos: o Vereador André Menezes, mais votado entre os eleitos em 2020 e o empresário Marcus de Paula, que foi seu companheiro de chapa em 2020. Uma tentativa de retornar à Câmara para o exercício de seu sexto mandato não está descartada.

Dylan Franco: irmão do suplente de Deputado Federal Glycon Franco, sempre esteve junto com o irmão em todas as suas campanhas eleitorais. Entende que agora é sua vez de concorrer a um cargo eletivo e conta com o apoio incondicional de seu irmão, também cogitado para entrar na disputa. Nas eleições de 2020, Dylan Franco presidia o Podemos, partido que se encontra atualmente com o grupo do Vereador Giuseppe Laporte, devido sua proximidade com o Secretário Estadual de Casa Civil e Relações Institucionais, Marcelo Aro. Seu destino pode ser o PDT, presidido pelo advogado Douglas Henriques, que foi Chefe de Gabinete do Deputado Glycon Franco no período em que esteve na ALMG e que tem como Vice-Presidente, seu outro irmão, o dentista Harakén Franco.

Fernando Bandeira: Eleito Vereador em 2012, na sua segunda tentativa de chegar à Câmara, pulou da última colocação entre os eleitos com 882 votos para o quarto mais votado no geral em 2016 com 1176 votos, quando seu nome chegou a ser cogitado para disputar o Executivo como candidato a Prefeito, como também a Vice. O mesmo se repetiu em 2020, mas preferiu concorrer ao seu terceiro mandato sendo eleito com 1180 votos, o quarto mais votado entre os eleitos. Para 2024, embora não tenha se declarado como pré candidato, tem seu nome cogitado novamente para  concorrer a Prefeito, como também para companheiro de chapa do também Vereador André Menezes. Filiado ao União Brasil, que tem como pré-candidato o ex Prefeito e atual Diretor Administrativo do ECOTRES, Vicente Faria, teria como opção se tornar o nome do partido ou migrar para outra legenda caso venha tentar trocar o Legislativo pelo Executivo em 2024. A hipótese de concorrer a um quarto mandato no Legislativo não está descartada.

Giusepe Laporte: Vereador eleito em 2020 e candidato majoritário a Deputado Estadual na cidade e região em 2022. Membro de uma das mais tradicionais famílias políticas da cidade, com 15 mandatos no Legislativo Municipal. Se coloca como pré candidato ao cargo que seu avô e seu pai tentaram sem sucesso em eleições anteriores. Como seu partido já possui pré candidato, uma mudança de partido já é dada como certa com a abertura da janela partidária em março do próximo ano. Seu provável destino é o Podemos, devido a sua ligação com o Secretário Estadual da Casa Civil e Relações Institucionais, Marcelo Aro, o que pode torna-lo o candidato do Governo Estadual à sucessão de Mário Marcus.

Glycon Franco: Eleito Vereador pelo PPB em 2000 e reeleito pelo PL em 2004. Duas vezes Presidente da Câmara em 2005 e 2006, ano que concorreu a Deputado Estadual pelo PRTB. Concorreu a Prefeito pelo PMDB em 2008, terminando em terceiro lugar. Retornou ao PRTB em 2010 para concorrer ao cargo de Deputado Estadual, conquistando a primeira suplência. Assume o mandato em 2012 na condição de suplente, sendo eleito em 2014 pelo PTN e reeleito pelo PV em 2018. Em 2022 tentou se eleger Deputado Federal pelo PV, integrando a Federação Brasil da Esperança alcançando a primeira suplência. Embora não tenha se colocado como pré candidato a Prefeito e declarado apoio a pré candidatura de seu irmão, Dylan Franco, seu nome sempre é cogitado para entrar na disputa.

João Paulo Pé Quente: filho do ex Vereador Valdir Vieira de Rezende, eleito todas as eleições que concorreu (2000, 2004 e 2008), João Paulo vem seguindo os passos de seu pai, também sendo eleito nas três eleições que concorreu (2012, 2016 e 2020). Líder do Governo por seis anos, com dois Prefeitos diferentes e Presidente da Câmara por três mandatos em três legislaturas diferentes, vem atuando discretamente nos bastidores para ser o sucessor de seu correligionário Mário Marcus. Seu nome está sendo cogitado para uma dobrada com o também Vereador Giuseppe Laporte (independente da ordem), como também a Prefeito, tendo como vice o também Vereador Erivelto Jayme (PRD). Assim como o Vereador Fernando Bandeira, está filiado ao União, que já possui pré candidato. Ele pode vir a ser o candidato do partido, migrar para outro partido para disputar o Executivo, como cabeça ou companheiro de chapa, não descartando a tentativa de permanecer no Legislativo.

Ivar Cerqueira: candidato a Vice Prefeito com Benito Laporte em 1996, Ivar permaneceu no PL em 2000, quando tentou pela primeira vez se eleger Vereador. Após migrar para o PP em 2003, conquista seu primeiro mandato de Vereador em 2004 com a maior votação entre os novatos e a quarta maior no geral. Após migrar para o PSDB em 2007, foi reeleito Vereador em 2008 com a maior votação para um Vereador na história do município. Dois anos mais tarde concorreu a Deputado Federal e mesmo não sendo eleito, obteve a maior votação de um candidato a Deputado Federal na história da cidade. Após trocar o PSDB pelo PSB, perdeu seu mandato de Vereador por infidelidade partidária em 2012, ano que foi eleito Prefeito. Tentou, sem sucesso, se reeleger em 2016, obtendo a menor votação entre todos os Prefeitos que disputaram a reeleição na cidade.  Embora não tenha concorrido nas últimas três eleições, atuou como apoiador das candidaturas de Giuseppe Laporte (PRTB) a Deputado Estadual em 2018, Divino Pereira a Prefeito (PSD) em 2020 e Giusepe Laporte (MDB) a 2022. Embora tenha colocado seu nome como pré candidato a Prefeito uma composição com outro pré candidato não pode ser descartada.

Por serem políticos de centro, estes pré candidatos tem mais mobilidade para compor chapas tanto com partidos de direita quanto de esquerda. Até o período de convenções muitas composições levarão a redução do número de candidaturas, sejam elas de centro, de direita ou de esquerda.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade