28 de abril de 2024 02:50

Voos experimentais de balão são novidades na região do Campo das Vertentes

Em Resende Costa, os primeiros voos aconteceram durante o 1° Encontro de Carros Antigos

A microrregião região do Campo das Vertentes ganha uma atração diferente no segundo semestre de 2023: passeios de balão. As belas paisagens, formadas por serras e cachoeiras, vistas de cima, são de tirar o fôlego. Para quem gosta de aventura, o atrativo será mais uma opção para explorar o potencial turístico dos municípios.

O idealizador, o empreendedor resende-costense Emerson Gonzaga Fernandes, conta como surgiu a ideia: “Sempre fui impressionado com o balonismo. Já havia feito voos experimentais em balões e acho que é uma prática de entretenimento que traz uma sensação de liberdade inexplicável! Trata-se de uma atividade aérea feita em um balão de material anti-inflamável aquecido com chamas de gás propano, que depende de um piloto. A altura ideal para se voar é de 330m, mas pode-se chegar até 16 mil metros. O controle da descida e subida é feito pelo balonista (piloto), que controla local de decolagem e pouso e utiliza os ventos para se deslocar”.

Emerson também cita outras características da prática e o potencial turístico da região. “No balonismo, cada voo revela uma paisagem diferente. Tudo se faz com muita tranquilidade, para dar tempo de contemplar o mundo em que você vive de uma maneira inteiramente nova. As belezas naturais da região das Vertentes foi um dos fatos motivadores desse projeto. A Serra de São José, a Serra das Vertentes, a hidrografia regional com o histórico rio das Mortes, o mirante das Lajes de Resende Costa e seu belo pôr-do-sol. Percebemos que o balonismo poderia ser uma proposta sólida e viável para trazer experiências turísticas únicas em nossa região. Voo experimental em balão de ar quente tem ocupado posição de destaque no turismo de algumas cidades, como São Lourenço-MG, Torres-RS, Boituva-SP, e acreditamos muito na viabilidade de projetos semelhantes a estes em nossa região”.

Voos experimentais

Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, aconteceram os primeiros voos, todos em caráter experimental. “Os primeiros voos experimentais foi uma fase importante para a implantação do projeto em nossa região. Contamos com a presença de profissionais bem preparados, pioneiros na produção de balões no Brasil, que opinaram sobre a viabilidade do negócio em Resende Costa, São João del-Rei, Ritápolis, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Ritápolis e Vitoriano Veloso (Bichinho).  A equipe sinalizou positivamente à introdução da prática de balonismo aqui na região. E ainda se encantaram com as belas paisagens de Tiradentes e Resende Costa, cidades que escolhemos para receber os primeiros voos”.

No dia 18 de agosto, o passeio aconteceu em Tiradentes. “Voamos em plena abertura do Festival de Gastronomia Fartura. Nossa decolagem foi no centro da cidade, no campo do Aimorés. Foi impressionante ver as pessoas da cidade olhando para cima para ver e registrar a decolagem do nosso balão. Percebemos o quanto o balão é capaz de encantar as pessoas por sua beleza e sua grandiosidade. Quando subimos e alinhamos o balão com a Serra de São José, Tiradentes se transformou! As pequenas casas brancas e coloniais no meio do verde de Tiradentes trouxeram um cenário que não se vê andando pelas charmosas ruas da cidade. A grandeza das igrejas e dos casarões antigos, a hidrografia da cidade com o encontro do Rio Elvas com o Rio das Mortes, uma experiência que superou muito nossas expectativas”.

Em Resende Costa, o voo aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto. “Na Capital Mineira do Artesanato Têxtil, realizamos dois voos experimentais. O primeiro, na manhã de sábado, dia 19 de agosto. Partimos do Parque de Exposições em direção à região do Povoado do Pintos e nosso pouso foi nas margens do Rio do Vau, no sítio Porteira Fechada. Escolhemos a madrugada para realizar o voo, pois nosso objetivo era ver o nascer do sol atrás da Serra das Vertentes. Foi um lindo espetáculo da natureza. Já na tarde de domingo, enquanto acontecia o 1º Encontro de Carros Antigos na cidade, realizamos outro voo. Dessa vez, o vento tocava para os lados de Lagoa Dourada. Foi uma experiência diferente da que fizemos na manhã de sábado, pois o balão sobrevoou a cidade de Resende Costa. Passamos sobre o Mirante das Lajes com uma vista linda da igreja Matriz da cidade. Do alto vimos toda a extensão da avenida dos Artesanatos e seguimos sentido às ruinas da fazenda dos Campos Gerais, onde viveu os inconfidentes José de Resende Costa, pai e filho. Um dos auges deste passeio foi quando o balão plainou sobre a Capela dos Campos Gerais. Uma experiência turística que pôde remontar um pouco da história de Resende Costa. O pouso aconteceu na fazenda do Jacaré.Nos dois voos fomos muito bem recebidos pelos donos de fazendas, que se surpreenderam com nosso balão cruzando o espaço aéreo de seus terrenos”, detalha Emerson.

Procura pelos passeios já começou

Mesmo sendo em caráter experimental, os primeiros voos já mostraram a boa aceitação do público. “Ficamos surpresos com a quantidade de procura para realização dos passeios experimentais, tanto em Resende Costa como em Tiradentes. Diversas ligações, buscas em nossas redes sociais. Neste momento em que estávamos fazendo o reconhecimento da região, não estávamos realizando o voo livre para o público, pois era mais um ambiente de testes. Mas houve um fato curioso em Tiradentes que nos chamou a atenção. Um turista que frequentava a cidade naquele dia, ao ver nossa equipe passando pelo centro de Tiradentes, parou o carro, pegou o telefone da empresa no Sul e conseguiu rapidinho o nosso telefone para pedir para participar de nosso voo. O mineiro de Machado foi o primeiro passageiro de nosso balão e achou uma experiência fantástica”.

Emerson explica que existem diferentes tipos de voos. “Existe o voo livre, aquele que, embalados pelo vento, voamos livremente. E o voo cativo, em que o balão sobe e desce amarrado por cordas. Nossa intenção era oferecer os voos cativos para o público que frequentava o Encontro de Carros Antigos de Resende Costa. Mas como o balonismo é uma atividade que depende das condições climáticas, infelizmente não foi possível realizar os voos cativos naquele dia”, destaca.

Para aqueles que se interessam, as informações estão no site do projeto. “Por enquanto todas as informações para os passeios estão disponíveis em nosso portal eletrônico: www.hortotur.com.br e em nosso instagram@hortoessencialtur. Nesses portais, será possível conhecer mais sobre nossos voos e opções de pacotes que se enquadram em qualquer ocasião, sejam passeios livres, particulares, eventos, casamentos, enfim, inúmeras possibilidades de parcerias em Resende Costa e região das Vertentes”.

Segurança

Para quem gosta de aventura, mas tem um pé atrás com a altura, é importante se atentar para os quesitos de segurança. “O balonismo é uma atividade muita segura! A atividade é regida pelas normas de voo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Para o funcionamento da atividade na nossa região, iremos dispor de um Sistema de Gestão da Segurança (SGS) implementado em conformidade com a Norma Técnica da ABNT NBR ISO 21101:2014. Requisito previsto na Lei Geral do Turismo e em seu Decreto de Regulamentação. Nossa equipe de Condutores será qualificada em conformidade com a Norma Técnica de Competências Mínimas do Condutor (CMC)”, explica o empreendedor.

Turismo de Experiência

O Turismo de Experiência promove a interação entre o viajante e o ambiente, o contexto local e as pessoas e está em plena ascensão, o que justifica a aposta de Emerson. Sabemos que o turismo é uma das atividades econômicas que sempre está em alta e que é capaz de mudar a realidade de muitas regiões. É o caso de Tiradentes e de Resende Costa, ambos têm sua vocação principal no turismo. Vejo que diversas instituições de Resende Costa têm se organizado para propor maioresalternativas que façam o turista permanecer em nosso município, gerando renda e proporcionando reconhecimento e valor à tradição de nosso povo. Já pensou em quantos potenciais inexplorados temos e ainda não os exploramos? Atualmente, parte do turismo mundial busca alternativas autênticas voltadas ao simples, ao natural, às singularidades de cada região. Hoje exploramos os céus de nossa região, em busca de novos ares e belas paisagens! Mas esperamos que isso seja um gatilho para novas práticas de turismo em nossa cidade e na região das Vertentes”, finaliza Emerson.

FONTE JORNAL DAS LAJES

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade