28 de abril de 2024 04:56

Lagos podem explodir e matar milhares em instantes. Cientistas estão preocupados com este

Descubra a ameaça escondida nos lagos de Camarões, a tragédia do Lago Nyos e como a ciência busca prevenir futuras catástrofes.

O vibrante Camarões, localizado na África Central, esconde um segredo mortal nas profundezas de seus pitorescos lagos. Há mais de três décadas, essa ameaça oculta irrompeu, causando milhares de mortes em um dos desastres naturais mais graves já registrados no continente.

A CATÁSTROFE DO LAGO NYOS: UM SINAL DE ALERTA

Em 21 de agosto de 1986, as águas tranquilas do Lago Nyos traíram as pessoas desavisadas que viviam ao seu redor. Uma explosão letal de dióxido de carbono, com impressionantes 1,24 milhões de toneladas, rugiu para fora do lago. A explosão foi tão repentina que o gas densamente concentrado sufocou instantaneamente milhares nas proximidades. Em questão de momentos, pessoas e animais por um raio de 25 quilômetros tornaram-se vítimas da nuvem asfixiante. Os únicos sobreviventes foram aqueles sortudos o suficiente para estar em terrenos elevados, onde o denso gás não pôde alcançar.

Lago Nyos
Lago Nyos

Testemunhas descreveram uma cena que lembra contos apocalípticos. Um estrondo alto deu início ao caos, seguido por um jorro espumoso que disparou centenas de metros no ar. Rapidamente, uma rajada de vento carregada de gás avançou pelas aldeias locais. Acima, uma imensa nuvem branca, carregada de morte, formou-se sobre as águas e iniciou sua marcha fatal.

Todos se perguntavam: “Por quê?” O que poderia causar tal catástrofe inesperada? A comunidade científica mundial convergiu para Camarões, ansiosa para resolver o mistério do Lago Nyos. Seus estudos revelaram uma descoberta arrepiante. O Lago Nyos e outro lago nas proximidades tinham camadas incomuns ricas em CO2 em seus fundos. Um vazamento contínuo, mas gradual, deste gás mortal vinha ocorrendo nas águas há séculos.

A AMEAÇA LATENTE DA LINHA VULCÂNICA DE CAMARÕES

Uma foto da explosão do Lago Nyos oito dias após a erupção mortal.
Uma foto da explosão do Lago Nyos oito dias após a erupção mortal.

Diante disso, os pesquisadores voltaram sua atenção para a Linha Vulcânica de Camarões, uma maravilha geológica que se estende pela região. Abrigando 43 lagos de cratera profunda, essa linha tem uma semelhança sinistra com o fatídico Lago Nyos. Além disso, lagos similares na Itália, Tanzânia e na fronteira com Ruanda adicionaram-se à crescente lista de potenciais bombas-relógio. Apenas dois anos antes da calamidade de Nyos, o Lago Manoun liberou uma explosão similar, embora menos mortal.

Essas revelações trouxeram uma imagem sombria. A água, com seu peso imenso, manteve o gás preso por séculos. No entanto, o distúrbio certo poderia – e fez – libertá-lo em uma erupção devastadora. Para gerenciar essa ameaça latente, instalaram-se tubos nesses lagos. Estes canais permitem a liberação gradual e controlada do gás na atmosfera, reduzindo o risco de erupções súbitas. Mas, segundo especialistas, isso pode não ser suficiente.

Henry Ngenyam Bang, renomado acadêmico em Gestão de Desastres da Universidade de Bournemouth, soou recentemente os alarmes sobre outra possível crise. O Lago Kuk, situado em Camarões, viu suas águas mudarem de um azul cristalino para um vermelho opaco preocupante, lembrando os sinais de alerta no Lago Nyos. Embora alguns atribuam essa mudança a um aumento das chuvas, Bang destaca a localização do Lago Kuk ao longo da Linha Vulcânica de Camarões. Uma catástrofe pode estar se formando sob suas águas.

PROATIVIDADE E PREVENÇÃO: A CHAVE PARA O FUTURO

Décadas se passaram desde a avaliação primária dos lagos ao longo dessa linha vulcânica. Bang argumenta que chegou a hora de uma reavaliação. Ele recomenda testes abrangentes, considerando perfis térmicos, concentrações de gases dissolvidos, áreas de superfície, volumes de água e profundidades. Tal avaliação ofereceria insights sobre quais lagos possuem potenciais depósitos de CO2. Embora realizar esses testes seja logisticamente desafiador, representa nossa melhor chance de prever e prevenir futuros desastres.

Além disso, Bang sugere uma abordagem prática para detecção precoce: detectores de CO2. Instalando esses dispositivos em lagos de alto risco, poderíamos obter dados em tempo real sobre as concentrações de gás. Equipados com alarmes, poderiam servir como sistemas de alerta antecipado para os residentes próximos. Dada a densidade do CO2, o conselho seria claro: buscar terrenos mais elevados.

Bang conclui com um chamado à Diretoria de Proteção Civil, a principal agência de Camarões para gestão de riscos de desastres. Ele enfatiza a necessidade de uma abordagem colaborativa entre o governo e o setor privado para garantir a segurança contra futuras explosões de lagos. Proatividade, ele destaca, é a necessidade do momento. A memória assombrada do Lago Nyos serve como um lembrete contundente das potenciais consequências da inação. [The ConversationIFLScience]

FONTE MISTÉRIOS DO MUNDO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade