28 de maio de 2024 18:03

Outubro Rosa: CDL Lafaiete apoia ações de prevenção ao câncer de mama

Com a campanha #Eu me cuido, cuide-se também!, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete – CDLCL está apoiando várias ações de prevenção ao câncer de mama durante o mês de outubro.

Na primeira semana a CDL Lafaiete marcou presença na 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama, realizada no dia 04 de outubro, pela Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete, por meio da Saúde do Trabalhador e Atenção Básica. Mais de 300 pessoas participaram da caminhada que deu início na Praça Barão de Queluz, em frente à Secretaria de Saúde, e seguiu para a Praça do Cristo.

Dando continuidade aos eventos da semana, a coordenadora da CDL Mulher, Neila Maria Tavares e a diretoria Distrital Centro, Ana Maria Duarte, participaram de uma Roda de Conversa, no dia 05/10, sobre o tema: Porque a vida é Rosa”, também realizada pela Secretaria da Saúde.
Dando as boas-vindas aos participantes, a enfermeira Ana Maria Gregório, Referência Técnica em Saúde do Trabalhador, agradeceu a presença de todos e falou da importância do encontro: “Não é segredo de que os números de casos de câncer estão aumentando gradativamente, e nessa roda de conversa vamos dar voz a médicos, pacientes, amigos e familiares. Hoje vamos falar de luta; amor; dor; perdas e vitórias, vamos falar de sentimentos que transformam a nossa vida de uma forma ou de outra, tenho certeza que sairemos daqui bem diferentes do que chegamos”, concluiu.

O médico Carlos Alan, abriu a conversa explicando sobre o câncer de mama, como se prevenir e da importância da realização do exame de mamografia.
Na Roda de Conversa, médicos, pacientes e familiares fizeram relatos emocionantes sobre a descoberta da doença, do longo caminho do tratamento até a cura, e de perdas.
“Apoiar ações que promovam a saúde da mulher também é uma das preocupações da CDL Mulher, o Outubro Rosa é um mês de combate ao câncer de mama, o autoexame é o primeiro passo para a descoberta da doença. O slogan da nossa campanha: “Eu me Cuido, cuide-se também ” é justamente para incentivar as mulheres a se cuidarem, o autocuidado faz toda a diferença. Juntas somos mais fortes, enfatizou Neila Maria Tavares – coordenadora da CDL Mulher.

Emocionada, a diretora Distrital Centro, Ana Maria Duarte, falou da relevância do diagnóstico precoce. “O Outubro Rosa é um mês importante para conversarmos sobre a prevenção do câncer de mama, falarmos da saúde da mulher. O diagnóstico precoce é fundamental para vencer a doença”.

Sobre a Campanha Outubro Rosa

É um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade