27 de abril de 2024 10:12

Grande empresa se vê obrigada a fechar suas lojas e faz comunicado em meio a problema econômico

Centauro é uma rede brasileira de artigos esportivos, sendo uma das principais nesse ramo na América Latina. A empresa foi fundada em 1981, com o intuito de democratizar o esporte e a moda casual no Brasil. No entanto, essa gigante teve que fechar algumas de suas lojas, devido a problemas financeiros. A empresa também fez um comunicado, alertando seus consumidores.

Centauro possui lojas espalhadas em quase todos os shoppings do continente, no entanto, teve que fechar as portas de 10 lojas. Essa notícia vem em meio a uma desaceleração econômica que vem afetando o mundo todo.

De acordo com o blog “Bloomberg Línea”, a Centauro foi obrigada a fechar dez de suas lojas físicas para conseguir reduzir as despesas, e dessa forma, aumentar seus lucros. Isso porque a empresa está enfrentando uma baixa em seus rendimentos, somada a um aumento nos juros.

Declarações do grupo SBF

Grupo SBF é o responsável pela distribuidora e varejista da marca Nike no Brasil, e também é proprietário da Centauro. Sendo assim, o grupo emitiu uma nota esclarecendo os motivos das decisões que foram tomadas pela loja.

“A Centauro confirma que fechou, em janeiro, as suas lojas no Bourbon Country e Bourbon Walling, em Porto Alegre, assim como outras oito lojas no Brasil no período”, afirmou na nota.

Em seguida, o Grupo SBF comentou sobre o motivo da decisão: “Essas lojas tinham um modelo antigo e apresentavam um desempenho pós-pandemia subótimo. Revisar a estratégia de posicionamento nas regiões onde está presente é um movimento natural na varejo”.

No entanto, devido às movimentações e o fechamento das lojas, as ações da Centauro na bolsa de valores caíram. Nesse sentido, apenas nos primeiros meses deste ano de 2023, as ações sofreram uma queda de 30%.

História da Centauro

Centauro foi fundada em 1981, com a inauguração de uma loja em Belo Horizonte. O objetivo era atender uma demanda crescente do varejo esportivo na época. Sendo assim, no ano 2000 a empresa, em conjunto com o Shopping West Plaza, inaugurou sua primeira loja no formato Megastore.

O termo Megastore significa, em português, Mega Loja, e o conceito começou a ser expandido para diversos outros estados do Brasil. Além disso, após alguns anos a empresa implementou uma plataforma digital de vendas, conseguindo atender um número muito maior de consumidores.

Continuando, no ano de 2019 a Centauro realizou a sua Oferta Pública Inicial (IPO), captando R$ 772 milhões. Esse dinheiro foi utilizado pela empresa para amortização de dívida, principalmente.

Além disso, a Centauro também realizou algumas parcerias estratégicas. Dentre elas, podem ser citadas a parceria com B2W Digital e com a Nike no Brasil. Desta maneira, a empresa melhorou a experiência de compra dos clientes.

Desta forma, ao longo dos anos, a Centauro conquistou o título de maior varejista da América Latina. Além disso, a empresa detém as marcas de artigos esportivos mais conhecidas pelos consumidores do ramo.

FONTE NOTÍCIAS CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade