20 de abril de 2024 06:45

Mais uma chapa do Legislativo? Vereadores governistas podem formar uma chapa governista ou independente

Em visita a Conselheiro Lafaiete, em março deste ano, o Senador Carlos Viana (Podemos) e seu filho, o Deputado Federal Samuel Viana (PL), buscaram estreitar relações com lideranças políticas e de outros segmentos do município. Dentre suas visitas, ambos estiveram na Prefeitura Municipal, onde foram recebidos pelo Prefeito Mário Marcus (União) e a noite participaram da Sessão da Câmara Municipal.

Retribuindo essa visita e a convite do Senador e de seu filho, os Vereadores Fernando Bandeira (União) e Osvaldo Barbosa (Federação Brasil da Esperança: PT-PV-PC do B), estiveram no Congresso Nacional no último mês de agosto com a expectativa de voltarem com recursos para o município.

Como em Brasília, tudo é política e principalmente eleições, não se pode deixar de comentar sobre a eventual candidatura do Senador Carlos Vianna a Prefeitura de Belo Horizonte. Sem espaço no Podemos para concorrer à sucessão de Fuad Noman (PSD), ele busca outro partido para o pleito de 2024. Sua participação na convenção do Republicanos aventou uma das quatro possibilidades partidárias para ele migrar visando concorrer a principal Prefeitura do Estado. Dentre estas quatro possibilidades, além do Republicanos, outro partido que ele pode vir a concorrer é o PP, presidido a nível estadual pelo Deputado Antônio Pinheiro Neto, Pinheirinho.

Próximo também do atual Presidente da Câmara Municipal Vado Silva (DC), com quem atuou nas Rádios Itatiaia e Bandeirantes, como também do empresário Kenedy Neiva, a visita destes dois edis abriu a especulação sobre a formação de uma eventual chapa para disputar a sucessão de Mário Marcus em 2024.

Fernando Bandeira, em seu terceiro mandato como Vereador, foi líder do Governo no ano de 2014 e Presidente da Câmara em 2019. Teve seu nome cogitado para concorrer e/ou compor chapa ao Executivo Municipal em 2016 e 2020, tendo optado pela reeleição. Para 2024, seu nome é cogitado para a disputa pelo Executivo Municipal, como também foi cogitado como provável companheiro de chapa do também Vereador André Menezes (PL).

Osvaldo Barbosa, neto do ex vice Prefeito Ovídio Barbosa, disputou as eleições de 2016 pelo PP, ficando na primeira suplência. Assumiu a vaga em março de 2017 com a ida do então Vereador Geraldo Lafayette para a Secretaria de Cultura, permanecendo por lá até a volta do titular em março de 2020. Nas eleições de 2020, migrou para o PV sendo eleito com 970 votos. Para 2024, tem seu nome cogitado para concorrer a Prefeito ou a vice numa eventual chapa com Fernando Bandeira.

Uma eventual formação de chapa entre ambos poderia implicar numa dupla mudança de partido, pelo fato do União, atual partido de Fernando Bandeira, já ter como pré-candidato a Prefeito, o ex Prefeito e atual Diretor Administrativo do ECOTRES, Vicente Faria, não descartando a entrada do Vereador João Paulo Rezende na disputa.

Quanto a Osvaldo Barbosa, a situação é mais complexa. Pelo fato do seu partido estar na Federação Brasil da Esperança junto com PT e PC do B, este último sem órgão partidário na cidade, esta tem como pré candidatos declarados os petistas Talysson Zebral e Zilda Helena, além da possibilidade de seus correligionários Glycon Franco e Damires Rinarlly também disputarem.

Para não dependerem de outras pré candidaturas, ambos ao visitar Brasília, puderam estar mais a par da situação político partidária do Senador Carlos Viana, podendo migrar para o mesmo partido que ele ou para outro partido, que possa recebe-los como pré candidatos.

Dos quatro partidos aventados como possível destino de Carlos Viana, o Republicanos se encontra com o também pré candidato à sucessão de Mário Marcus, o atual Vice Prefeito, Dr. Marco Antônio. Quanto ao PP, o mesmo se encontra sem órgão partidário municipal desde 2021, tendo como último Presidente o ex Chefe de Gabinete do então Deputado Estadual Glycon Franco, Douglas de Carvalho Henriques, que recentemente assumiu a Presidência do PDT municipal. Já o Podemos, atual partido do Senador Carlos Viana, está com o grupo do pré candidato Giuseppe Laporte, assim como o PL, partido do Deputado Federal Samuel Viana, que tem como pré candidatos o Vereador André Menezes, o ex Vereador Divino Pereira e o empresário Marcos de Paula.

Em ano pré eleitoral, qualquer movimentação política gera especulação e dificilmente houve ou até mesmo haverá outra legislatura da Câmara Municipal com tantas possibilidades de pré candidatos a Prefeito, companheiros de chapa e até mesmo chapas puras oriundas do Legislativo Muncipal.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade