×

Casarão histórico de ex-prefeito é destruído em incêndio; a causa pode ter sido um raio

Bombeiros militares combatem incêndio em construção histórica na cidade de Entre Rios de Minas

Na madrugada desta sexta-feira, pouco depois das 00 horas, os bombeiros de Conselheiro Lafaiete foram acionados para combater um incêndio em uma construção histórica localizada na Praça Senador Ribeiro, número 256, Centro de Entre Rios de Minas. A edificação faz parte do Conjunto Paisagístico Urbanístico e Histórico da Praça Senador Ribeiro, patrimônio tombado da cidade. A construção era habitada, mas ninguém se feriu.

Segundo relatos, o incêndio foi provocado por um raio que atingiu a residência durante a chuva da madrugada.

O fogo se alastrou rápido, tendo em vista a estrutura da edificação. Foi necessário solicitar reforço dos militares de Congonhas e São João Del Rei para que o incêndio fosse contido. Além disso, os bombeiros contaram com o apoio de moradores, que, com uma chorumeira, contribuíram para que o reabastecimento de água se desse de maneira mais ágil e eficiente, impedindo a interrupção do combate, que durou toda a madrugada. Outra equipe de bombeiros militares deve assumir o local para dar continuidade ao resfriamento.

A situação envolveu, até o momento, 10 bombeiros militares, além de policiais militares, agentes da defesa civil e da perícia criminal.

Mais detalhes

Eu estava dormindo, não vi quando o fogo começou. O policial me chamou, bateu à porta, e graças a Deus consegui sair à tempo com sua ajuda”, relata o ex-prefeito Marinho da Farmácia, proprietário da residência. Sua esposa e filhos por sorte não dormiam na casa no momento do incêndio.
As primeiras informações indicam que o incêndio pode ter sido desencadeado por um raio. Uma tempestade havia caído sobre a cidade. Uma testemunha, ouvida pelo Entre Rios News relatou que após ouvir o estrondo de um raio, passou a ouvir barulho de fogo se alastrando. “Moro ao lado da casa atingida pelo fogo, e liguei várias vezes para o proprietário, mas ninguém atendeu. Em seguida vi o policial chamando”, relata o técnico em informática Neto.
Uma perícia, através de cuidadoso levantamento da cena danificada, deve estabelecer a origem do incêndio e, se a causa foi acidental, natural ou criminosa.
O fogo rapidamente consumiu o imóvel que é considerado parte da história da cidade e era um exemplo marcante da arquitetura da época.
Dois caminhões do Corpo de Bombeiros chegaram por volta das 2:00h. Após serem recebidos pela Polícia Militar, a Corporação cercou o local, e começou o trabalho de apagar o fogo. 
Um terceiro carro dos bombeiros chegou em seguida, além da Defesa Civil e autoridades do município.
Assim que a água dos carros acabou, o Banco Sicoob Credicampo disponibilizou seu hidrante, para que o restante do serviço fosse concluído.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp