27 de abril de 2024 13:16

Um sonho americano: Operação da PF desarticula esquema criminoso de promoção de migração ilegal

Foram cumpridos mandados de busca visando obter novos elementos de prova que corroborem os indícios já existentes da promoção de migração ilegal. Ipatinga/MG – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 11/10, a Operação Bekas com o objetivo de desarticular esquema criminoso de promoção de migração ilegal e associação criminosa decorrente da entrada ilegal de brasileiros em país estrangeiro.

Foram cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pela Subseção Judiciária de Ipatinga-MG, nas residências dos envolvidos que ficam nas cidades de Ipatinga/MG e de Santana do Paraíso/MG,

Estima-se que o esquema criminoso tenha movimentado mais de R$ 800 mil reais, havendo indicativos de aquisição de bens de alto valor.

A suspeita é que tenham sido utilizadas empresas “fantasmas” com o fim de omitir as atividades criminosas e os lucros auferidos com a prática criminosa e assim tentar dar aparência de licitude aos valores.

Na operação foram apreendidos veículos, dispositivos eletrônicos, documentos e valores em espécie.

Os investigados deverão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa, cujas penas máximas somadas ultrapassam oito anos de reclusão.

O nome da operação faz referência ao filme “Bekas e o sonho americano”, onde dois irmãos iraquianos decidem ir para os Estados Unidos da América, em busca de uma personagem que julgam ser a solução para todos os seus problemas.

Comunicação Social da Polícia Federal em Ipatinga

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade