Um Concerto de gala, digno das grandes salas de espetáculo. Assim se pode definir a noite de abertura da vigésima edição do Encanta Lafaiete – Festival de Corais. Ao completar 25 anos, o Madrigal Roda Viva, oferta aos munícipes de Conselheiro Lafaiete e seu entorno, a excelência do canto coral.
Na noite do dia 11 de outubro, a Matriz Nossa Senhora da Conceição, acolheu um bom público, que teve a oportunidade de apreciar belíssimas canções de diversos momentos da história.
Coube ao aniversariante, abrir as cortinas, interpretando três canções históricas: o negro spiritual, Roll, Jordan, roll; um clássico da música barroca mineira, Assumpta est – do Ofertório de Nossa Senhora da Assunção e a cinematográfica Manhã de carnaval de Antônio Maria e Luiz Bonfá.
Em seguida, o Coral Ars Nova da UFMG, dono de uma das mais ricas e belas trajetórias da arte polifônica, em todo mundo, pela primeira vez, em Conselheiro Lafaiete, fazendo jus ao Festival, encantou a todos. Sob a regência do Maestro Lincoln Andrade, o grupo transitou, do compositor alemão, Johannes Brahms, uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX à contemporaneidade mineira, através das canções do universo de Milton Nascimento.
O espetáculo não para. Nessa quarta feira, dia 18, é a vez do Coral Canarinhos de Itabirito. Com 50 anos de história, o Coral Canarinhos, um dos melhores corais brasileiros, na categoria, foi fundado, no ano de 1973, pelo maestro e compositor Pe. Francisco Xavier Gomes. Hoje, a Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito está sediada em um edifício histórico datado de 1772 e oferece programas educacionais gratuitos de canto, instrumentos musicais, musicalização e expressão corporal distribuídas em quatro polos. Além disso, mantém oito grupos artísticos, sendo quatro grupos corais, três instrumentais e o Ópera Studio Canarinhos, integrados por seus alunos.
O coro principal, Canarinhos de Itabirito, é filiado à Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil e já percorreu 10 estados brasileiros e o Chile, ocupando os mais diversos e importantes teatros e casas de espetáculo do Brasil. A direção artística, regência e coordenação estão a cargo do maestro Éric Lana e a preparação vocal e cênica é feita pela professora Thays Simões.
A trajetória fonográfica inclui, um álbum com hinos e canções de autoria de Pe. Francisco Xavier e diversas produções audiovisuais tendo como destaque a recente gravação do hino oficial de Itabirito pela ocasião do centenário do município. Em comemoração ao centenário o grupo
Eric Lana – Maestro e Diretor Artístico
É doutorando em Regência Coral pela Universidade de Aveiro e bolsista pesquisador integrado ao Inet-MD de Portugal. Mestre em Educação pela UNINCOR e licenciado em Música pela UFOP. Sua experiência profissional perpassa a educação, regência, canto e a gestão cultural. Atuou como professor da Licenciatura em Música da UFOP, cantor lírico do Coro Lírico de Minas Gerais e regente na Orquestra Jovem de Ouro Preto. É diretor artístico e coordenador pedagógico da Associação Cultural Coral Canarinhos de Itabirito, e regente dos grupos: Canarinhos EmCena, Ópera Studio Canarinhos, Coral Canarinhos de Itabirito, grupo de flautas Doces Menestréis. É vice-presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil. Em seu trabalho como pesquisador dedica-se a empreender tecnologias aplicadas à performance coral infantojuvenil.
Nesse concerto, o Canarinhos propõe uma viagem na história, através da música, desde o Ave Verum de Mozart ao Amarelo Azul e Branco de AnaVitória, passando por Chiquinha Gonzaga, Ari Barroso e Melim. Antes, teremos a participação do Coral de Meninas e Meninos Cantores do Projeto Roda Moinho.
E assim como o tempo, o show não para. Na sexta feira, dia 20, o teatro Municipal, será o palco para o Coral do IFMG de Ouro Preto e o Esplendor da dupla Elizete Aleixo e Tuca Boelsums.
No sábado, dia 21, também no Teatro Municipal, é a vez do Coral Tom Maior de Mariana e o Talento da Mezzo Soprano Aline Lobão e o piano de Paulo Borges.
Fechando a semana, no aconchego da Igreja de Santo Antônio, às 16 horas, um concerto intimista. Será a vez do violão de Luís Albanese, interpretando, grandes compositores, entre eles Garoto, Villa Lobos, Luiz Bonfá e Tom Jobim.
Uma semana verdadeiramente encantada. Tem muito mais, mas é assunto para a outra semana.