28 de abril de 2024 07:20

Secretaria de saúde divulga nota para tranquilizar a população a respeito de surto sobre morte de 3 crianças e alerta para fake News

Confira a nota na integra: “A Secretaria Municipal de Saúde de São João Del Rei (MG), reuniu ontem (23) com a Gerência Regional de Saúde e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), para discutir acerca dos óbitos de crianças ocorridos no município de São João del-Rei, nos últimos 2 meses. Diante da repercussão dos últimos acontecimentos, a Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar e tranquilizar a população, nosso município não está enfrentando um surto. Segundo o CIEVS, não temos critérios cientificamente comprovados para fechamento das escolas. Há crianças apresentando sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele, que passaram, em sua maioria, por avaliação médica na rede pública ou privada, e que se encontram estáveis.

Infelizmente ocorreram 03 óbitos infantis, que até o momento não estão correlacionados (investigação ainda em curso). Nas instituições hospitalares do município existem 04 crianças internadas que estão sendo acompanhadas pela vigilância em saúde. Importante ressaltar que, diante de qualquer sintoma, não encaminhar as crianças para suas atividades escolares e buscar atendimento médico.

Nós, da Secretaria Municipal de Saúde, estamos realizando estudos sobre esses casos para chegarmos a um diagnóstico. Já existe um fluxo de atendimento, com os profissionais da rede, para o manejo dos casos supracitados.

Recomendamos medidas protetivas: higienização das mãos, uso do álcool 70%, não compartilhar objetos pessoais (copos, garrafinhas, talheres, etc.) e manter o esquema vacinal de acordo com o calendário nacional de imunização.

Em caso de dúvidas, procurar a unidade de saúde de referência mais próxima, a Secretaria Municipal de Saúde ou o CIEVS através do telefone (31) 99744-6983. Na data de amanhã será disponibilizado nos veículos de informação, uma nota técnica sobre todo o histórico ocorrido no município, bem como informações importantes e detalhadas sobre a bactéria, forma de contágio e medidas de segurança.

Desde já, solicitamos que a população nos ajude a combater as notícias falsas, espalhadas através de redes sociais, que só causam pânico e desinformação a todos. A Secretaria Municipal de Saúde está tomando todas as providências para que o mais rápido possível elas sejam sanadas.

Tiradentes

Na vizinha Tiradentes, a Secretaria Municipal de saúde anunciou medidas protetivas a bactéria Streptococcus A. O município anunciou medidas para prevenir uma bactéria que pode estar causando mortes em crianças. A pasta informou, que o município tomará algumas medidas, uma delas será a desinfecção dos ônibus escolares, o secretário ainda recomenda o uso de máscaras para as crianças.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade