28 de abril de 2024 10:34

Ministério Público e Vicentinos realizam visita de inspeção das obras do asilo e elogiam a estrutura

Nesta segunda-feira (23), representantes do Ministério Público (MP) e da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) participaram, junto com o Prefeito Cláudio Antônio de Souza (Dinho), de uma visita de inspeção das obras de reforma e adequação da Casa de Longa Permanência da Sociedade São Vicente de Paulo, localizada no bairro Rosário. Representantes do presídio e da Polícia Militar também estiveram presente na visita.

As obras foram viabilizadas após a assinatura de um termo de compromisso firmado entre a Prefeitura de Congonhas, a Sociedade São Vicente de Paulo e o Ministério Público. A maior parte dos recursos para obra vieram de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo MP e uma empresa mineradora.

Após passar por todos os espaços, o promotor de justiça do município, Vinícius Alcântara Galvão, comentou sobre a qualidade dos trabalhos executados e sobre as perspectivas de tornar o futuro asilo de Congonhas, uma referência para o país. “Minha avaliação é muito positiva. Fizemos um esforço muito grande para construção de um prédio que tem uma estrutura muito grande, contando com piscina e salão de festa, de modo a possibilitar que o idoso tenha uma inserção de vivência muito grande e possa desenvolver suas capacidades. E a junção com o CRI vai ser altamente positiva porque vai congregar a logística da prefeitura e da Sociedade São Vicente de Paulo. E eu acredito que esse é um modelo tipo exportação, do qual Congonhas irá muito se orgulhar e vai ser um exemplo para todo o Brasil”, ressaltou o promotor.

O prefeito Dinho comemorou o bom andamento das obras e a Secretaria do Conselho Central dos Vicentinos de Congonhas, Elza Magela, frisou que a parceria com o Governo e o Ministério Público foi essencial para a conclusão do asilo. “Nós temos uma imensa alegria de ver nosso sonho se concretizando. Em Congonhas, muitas pessoas contribuíram, ajudaram e sonharam com a realização desta obra e a parceria com a Prefeitura e o MP foi fundamental porque todos sabem a SSVP vive de doações e não teríamos condições de executar e finalizar a obra. Demoraríamos muitos e muito anos. Todos os vicentinos estão transbordando de alegria por que esse é um grande sonho que abraçamos em Congonhas e eu quero destacar o nosso agradecimento ao Dr. Vinícius e ao prefeito Dinho por ter se sensibilizado e abraçado essa causa. Isso foi de grande importância pra gente”, concluiu Elza.

Quando concluído, o local se tornará o Centro de Convivência do Idoso e unirá a Casa de Longa Permanência e o Centro de Referência do Idoso (CRI) em uma área construída de mais de 1800m². O espaço contará com acomodações para acolher mais de 30 idosos, preferencialmente de Congonhas, que hoje estão acolhidos em instituições de cidades como Ouro Branco, Entre Rios de Minas e Cláudio. A expectativa do Governo é de entregar a estrutura até o final do ano.

Reportagem/Foto: Reinaldo Silva

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade