27 de abril de 2024 22:32

WhatsApp pode se tornar pago no Brasil? Entenda a situação

O WhatsApp pago pode estar mais próximo do que as pessoas pensam. Saiba como as operadoras farão essa cobrança.

Está circulando uma notícia que preocupa muitos brasileiros, principalmente aqueles que usam as redes sociais como ferramenta de trabalho: o WhatsApp pago pode ser uma realidade nos próximos meses.

Quando dizemos que o WhatsApp será pago, não queremos dar a entender que a Meta (dona do aplicativo) passará a cobrar pelo download do mensageiro. No Brasil, a mudança seria feita pelas operadoras de telefonia móvel que podem mudar a forma como a cobrança pelo uso do aplicativo acontece.

Por exemplo, hoje existem vários planos de celular que a troca de mensagens por esse mensageiro não consome o pacote de dados. Entretanto, esse benefício pode estar com os dias contados, já que, cada vez mais, as redes sociais exigem uma maior quantidade de dados para funcionar. Portanto, confira mais detalhes sobre como poderá funcionar esse novo modelo de cobrança!

Como ficará o WhatsApp pago?

Até o momento, essa é uma discussão que envolve vários players e que esbarra na necessidade de investimento para modernizar a estrutura de dados do país. Contudo, é possível imaginar algumas formas como essa cobrança poderá ocorrer.

Por exemplo, as operadoras poderão oferecer pacotes Premium com o WhatsApp pago. Nesse caso, o cliente poderá ter acesso a uma qualidade melhor nas suas ligações e nas chamadas de vídeo. Outra forma seria liberar o consumo de dados do plano pelo aplicativo.

Dessa maneira, ao usar o WhatsApp, a pessoa gastaria o seu plano de dados móveis mais rápido, o que poderia exigir a compra de dados extras para continuar a navegar.

Como fica o consumidor?

Especialistas alertam que, apesar do WhatsApp pago não ser algo ilegal, as operadoras não podem modificar os contratos vigentes. Portanto, quem já possui um plano que oferece o mensageiro de graça não vai ter mudanças.

Contudo, a partir do momento em que o contrato vencer, a empresa poderá fazer a mudança no plano, desde que avise ao cliente sobre essa alteração.

FONTE SEU CRÉDITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade