28 de abril de 2024 02:04

Pesquisa revela os estados mais visitados e os mais desejados por turistas brasileiros

Quais estados são os mais visitados e quais são os mais desejados pelos turistas brasileiros? Um estudo do Instituto QualiBest, realizado de forma online entre junho e agosto de 2023, com mais de 3,7 mil entrevistas entre homens e mulheres de todo o país, com idades entre 16 e 59 anos, de todas as classes sociais, revelou que as capitais do Sudeste estiveram entre os lugares mais visitados no último ano, bem como lideram a procura para os próximos 12 meses.

São Paulo (24%), Rio de Janeiro (17%) e Belo Horizonte (13%) lideram a lista de cidades mais visitadas fora do estado de origem. Florianópolis, Salvador e Fortaleza aparecem na sequência das cidades mais visitadas. Brasília e Recife que não aparecem no top 5 entre os lugares mais visitados de uma forma geral, sobem no ranking quando selecionamos a Classe A, tendo sido citadas por 15% e 11% dos respondentes, respectivamente.

Cerca de 35% dos entrevistados relataram ter viajado para fora de seus estados nos últimos 12 meses. Quando falamos em perspectivas para os próximos 12 meses, o número daqueles que planejam viajar aumenta substancialmente (62%), com destaque para a Geração X (66%) e aqueles pertencentes à Classe A (86%).

Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador são os lugares que os internautas brasileiros mais querem ir ao próximo ano com, 21%, 18% e 17% das citações. Na sequência, bem próximo, aparecem as cidades de Fortaleza (16%) e Florianópolis (15%). “O desejo de viajar para as capitais do Nordeste brasileiro é grande, porém, a incidência de pessoas que realmente vão para a região é menor. Isso sugere que o Nordeste pode ser um destino desejado, mas ainda não totalmente explorado por muitos viajantes”, explica Fábia Duarte, gerente de Atendimento e Planejamento do Instituto QualiBest.

FONTE MERCADO E EVENTOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade