Curso gratuito acontece em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, e promove além das aulas, palestras e exposições
No período de 7 de novembro a 14 de dezembro, acontece a 1ª edição da Oficina da Cerâmica Santana em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto (MG). Este projeto é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com incentivo da Gerdau.
As aulas, gratuitas, serão conduzidas pelos ceramistas e artistas plásticos Alex Santana e Maicon Souza, da Cerâmica Santana, que produz peças para renomados restaurantes do Brasil. As inscrições para participar estão abertas e podem ser realizadas presencialmente no Centro de Convivência Nossa Casa até 6 de novembro, local que também sediará as aulas. As vagas são limitadas.
A oficina será realizada sempre às terças e quintas-feiras, com o objetivo de capacitar os alunos com técnicas de criação de cerâmicas. Além das aulas, a programação ainda conta com duas palestras, a serem realizadas por profissionais do mercado visando o aprimoramento profissional dos alunos. E quatro mostras onde serão expostas as cerâmicas produzidas pelos participantes, com a possibilidade de comerciá-las. Todas as aulas e palestras contarão com intérprete de libras.
CERÂMICA SANTANA
A Cerâmica Santana, primeiro ateliê-escola de cerâmica em funcionamento dentro de uma vila de periferia no país, busca trazer de volta a prática da cerâmica para as comunidades tradicionais. O ateliê trabalha com o manuseio do barro para produção de peças artísticas e utilitárias, arte tradicionalmente popular, que hoje está bastante restrita a escolas de acesso restrito à população de baixa renda. Além de incentivar a produção artesanal, o objetivo da oficina também é trabalhar para a geração de trabalho e renda nas vilas e favelas.
“Detectamos um potencial enorme de geração de trabalho e renda, por meio da cerâmica, que faz parte da história de Ouro Preto e região. Além de poderem desenvolver as suas aptidões, os alunos terão a oportunidade de participar em eventos com grande circulação de público, para que as obras tenham vazam e possam ganhar o mundo. É muito importante esse tipo de incentivo realizado pela Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Esperamos que seja a primeira edição de muitas”, afirma Leonardo Beltrão, da Através – Gestão cultural – uma das empresas envolvidas no projeto.
Sobre Alex Santana
A história da Cerâmica Santana se mistura à de seu principal ceramista, o artista Alex Santana, que começou com a arte por meio de uma organização sem fins lucrativos de Belo Horizonte, a ONG Contato. Junto ao irmão Maicon Souza, o artista cria peças descontraídas, inspiradas em cores, referências e formas do cotidiano que são comercializadas em renomados restaurantes do Brasil.
SERVIÇO |
1ª Edição Oficina Cerâmica Santana |
Inscrições até 6 de novembro – Vagas Limitadas |
Data de realização: de 7 de novembro a 14 de dezembro |
Horário: Todas as terças e quintas-feiras |
Local: Centro de Convivência Nossa Casa |