27 de abril de 2024 11:09

DADOS DO IBGE: quais são as cidades com população mais velha e as mais jovens da região?

Capela Nova, Rio Espera e Queluzito são os municípios da região com maior taxa de envelhecimento. A primeira cidade tem quase 136 idosos para cada grupo 100 adolescentes com até 14 anos, a segunda tem 133 e a terceira tem 217. Os dados revelam o universo da população do Brasil desagregada por idade e sexo, do Censo Demográfico 2022. O resultado mostra maior proporção de idosos nas mais de 30 cidades pesquisadas por nossa reportagem junto ao IBGE.

Já as cidades de Mariana, Congonhas, Ouro Branco, Itabirito e Lafaiete têm as menores taxas de envelhecimento com uma população mais jovem da região.

Idade mediana

Queluzito tem a maior idade média da população, nas mais de 30 cidades pesquisadas, com 45 anos.  Em seguida, estão as cidades de Rio Espera e Capela Nova com uma idade mediana de 44 anos. Estas são as populações mais velha de toda a região.

A cidade de Mariana é a mais jovem com idade média de 34. Em seguida estão empatadas com 35 anos, Congonhas, Ouro Branco, Itabirito, Lagoa Dourada e Lafaiete e Ouro Preto (37). Seguindo a tenência de Minas e do Brasil, a população regional vem envelhecendo.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade