Minas Gerais e outros 11 estados estão em alerta para aumento de temperatura por conta do fenômeno chamado “onda de calor”. Se o calor dos últimos dias já foi forte, os especialistas da MetSul Meteorologia alertam para a possibilidade do Brasil enfrentar um “calor sem precedentes” nesta semana.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul, cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal podem ter temperaturas máximas acima dos 43ºC (confira abaixo a previsão do tempo para as capitais). Segundo a especialista, a “brutal onda de calor” pode ser tão impactante a ponto de “reescrever a história do clima do Brasil e “mudar a estatística climática nacional”.
“O que se desenha para esta semana em termos de temperatura no Sudeste do Brasil, em particular, é no mínimo extraordinário. Foge muitíssimo ao normal do clima, mesmo em cidades acostumadas a tempo quente durante os meses da primavera e do verão, com marcas excepcionalmente altas.” Estael fala especialmente sobre as altas temperaturas em Minas Gerais, onde a onda calor “deverá fugir ao normal”. A meteorologista afirma que o calor em Minas será extremo: “esta possivelmente será a semana mais quente já observada no estado de Minas Gerais desde o começo das medições há mais de um século. Belo Horizonte deve ter uma sequência impressionante de tardes com 37ºC a 39ºC, não se descartando o primeiro registro da história na casa de 40ºC.”
Quando a onda de calor vai acabar?
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) dá o mesmo prazo para Minas Gerais, com os termômetros podendo ultrapassar a barreira dos 40º C neste período. O Inmet avalia estender o alerta da onda de calor em Minas Gerais até sexta (17) ou sábado (18). Essa decisão deve ser tomada nesta segunda-feira (13).
Recomendações da Defesa Civil para os dias de calor:
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).