O hospital regional de Conselheiro Lafaiete (MG) entrou no radar da UFOP. Nos possíveis caminhos para que a instituição tenha um hospital universitário, surgiu esta possibilidade. Na última terça-feira (14) uma reunião teve como pauta a discussão do interesse da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) de que o hospital em construção em Lafaiete se torne um hospital escola.
Representaram a UFOP a reitora Cláudia Marliére, o pró-reitor de Planejamento de Administração, Eleonardo Lucas Pereira, e os professores da Escola de Medicina da UFOP, Keila Deslandes e Fausto Aloísio Pedrosa Pimenta. Participaram também a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (MEC/Defis), Tânia Mara, e os representantes do governo de Minas, Luísa Cardoso Barreto, Marcel Beghini, Camila Moreira de Castro, Sílvia Caroline Listgarten Dias e Camila Neves.
No encontro, a reitora, Cláudia Marliére, destacou que caso a proposta seja aceita, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) vai fazer a gestão do hospital e que, nesse caso, é interessante ter o posicionamento da EBSERH e do Ministério da Educação. Já Tânia Mara, ressaltou a importância de se ter um hospital, mas enfatizou as particularidades orçamentárias e de gestão e propôs prosseguir o diálogo com a participação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
Os representantes do governo de Minas afirmaram na reunião, que vão analisar a possibilidade de repasse da gestão diretamente para a UFOP — por ser uma universidade pública — sem a necessidade de publicação de um edital para a gestão, como vinha sendo proposto anteriormente.
Ao final, entre os encaminhamentos, ficou pré-agendada uma nova reunião para janeiro, com participação de representantes da EBSERH, após alinhamento que vai ser feito entre a reitora e a Empresa.