27 de abril de 2024 13:26

Mulher com útero duplo incrivelmente raro está grávida em ambos

Mulher com dois úteros, condição rara de útero didelfo, está grávida de dois bebês, cada um em um útero diferente.

Em uma história notável de fenômenos médicos raros, Kelsey Hatcher (imagem ilustrativa), uma mulher de 32 anos do Alabama, EUA, ganhou as manchetes com sua gravidez extraordinária. Nascida com uma condição única conhecida como útero didelfo, que significa que ela tem dois úteros, Hatcher está agora grávida de dois bebês, cada um residindo em um útero separado. Essa situação incomum, que ocorre em cerca de 0,3% das mulheres em todo o mundo, apresenta uma fascinante interseção de biologia, medicina e pura admiração.

Hatcher descobriu sua rara condição aos 17 anos, aprendendo não apenas sobre seus dois úteros, mas também suas duas cérvices. Apesar do conhecimento dessa condição, Hatcher conseguiu realizar com sucesso três gestações anteriores, cada uma em um de seus úteros. No entanto, sua gravidez atual desafia as probabilidades com uma chance de “1 em um milhão”, conforme descrito por Richard Davis, especialista em medicina materno-fetal. Esta gravidez é particularmente única, pois ela está carregando um bebê em cada útero simultaneamente.

A revelação veio inesperadamente durante uma ultrassonografia de oito semanas. Hatcher, juntamente com a enfermeira, notou o segundo bebê, levando a um momento de incredulidade e riso. A presença de um bebê em cada útero levou sua equipe médica a tratá-los como gêmeos fraternos. Dra. Shweta Patel, a OB-GYN de Hatcher, explica que isso provavelmente resultou de ovulações e fertilizações separadas em cada útero.

Preparar-se para o parto desses bebês, previsto para o dia de Natal, representa um novo desafio para a equipe médica de Hatcher. A singularidade de sua condição significa que não há um especialista estabelecido para gerenciar uma gravidez como essa. A equipe, contando com seu conhecimento fundamental e compreensão da fisiologia normal da gravidez, está considerando vários cenários de parto. Estes incluem a possibilidade de diferentes métodos de parto para cada bebê, uma situação complicada pelo potencial de os úteros se contraírem independentemente.

Amidst essas complexidades, Hatcher mantém uma perspectiva positiva, focando na expertise de sua equipe médica e na alegria de sua gravidez incomum. Sua história não é apenas uma jornada pessoal; ela representa um raro acontecimento na história médica. Casos semelhantes foram relatados nos últimos anos, incluindo uma mulher no Reino Unido em 2020 que carregou bebês em ambos os úteros, e outra mulher britânica com útero didelfo que carregou três bebês – um em um útero e gêmeos idênticos no outro. Um caso semelhante ocorreu em Bangladesh em 2019, onde uma mulher deu à luz gêmeos 26 dias após o parto prematuro de seu primeiro bebê. [GMA]

FONTE MISTÉRIOS DO MUNDO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade