27 de abril de 2024 10:14

Existem 2 palavras que são universais e existem e todas as línguas, você sabe qual é?

A diversidade linguística é um dos aspectos mais ricos e intrigantes da experiência humana. Existem aproximadamente 7 mil línguas vivas no mundo, cada uma com suas peculiaridades e diferenças. No entanto, um estudo recente revelou um surpreendente elemento comum entre todas elas: as palavras “isto” e “aquilo”.

O fascinante mundo das palavras universais

Liderados pelo professor Kenny Coventry, da Universidade de East Anglia, estudiosos linguistas investigaram demonstrativos espaciais, como “isto” e “aquilo”, em várias línguas. Embora essas palavras possam variar na ortografia e na pronúncia, o estudo visava descobrir se o significado implícito era preservado.

A ampla amostra de idiomas

Para realizar a pesquisa, uma amostra representativa de idiomas foi selecionada. A equipe de pesquisa recrutou quase 1 mil falantes de 29 idiomas diferentes, abrangendo várias famílias linguísticas. Os participantes não foram informados sobre o foco da pesquisa, garantindo resultados não influenciados.

A experiência do estudo

A metodologia do estudo envolveu a apresentação de objetos de diferentes cores e formas, posicionados a diferentes distâncias. A equipe de pesquisa garantiu que as cores fossem linguisticamente distintas e os nomes das formas fossem do mesmo gênero em línguas com essa característica, como o alemão. Os participantes foram solicitados a descrever os objetos em sua língua, usando cores, nomes e demonstrativos espaciais, como “este triângulo amarelo”.

Resultados reveladores

A análise dos dados revelou que, em todas as línguas testadas, existe uma palavra para objetos ao alcance do falante, como “isto”, e outra para objetos fora de alcance, como “aquilo”. Essa distinção lança luz sobre a origem evolutiva dos demonstrativos como formas linguísticas.

A evolução da linguagem

O questionamento sobre como os falantes de diferentes línguas compartilham a comunicação da posição espacial dos objetos tem sido controversa entre os linguistas. No entanto, o estudo abordou essa controvérsia de maneira inovadora, focando especificamente nos demonstrativos espaciais. Isso contribui para resolver um debate de longa data e fornece percepções valiosas sobre a natureza da linguagem humana.

A pesquisa sobre as palavras “isto” e “aquilo” revela um elemento fascinante e universal da linguagem humana. Independentemente da língua que falamos, a distinção entre objetos próximos e distantes é fundamental para a forma como nos comunicamos.

Isso não apenas demonstra a incrível diversidade linguística do nosso mundo, mas também como as línguas evoluem e compartilham certos elementos essenciais. O estudo publicado na Nature Human Behavior é um passo importante na compreensão da natureza da linguagem e na resolução de debates linguísticos em andamento.

FONTE TERRA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade