17 de abril de 2024 12:17

Eleições em Capela Nova pode ser disputada por quatro grupos políticos

Eleito em 2016 e reeleito em 2020, o Prefeito Adelmo Moreira não pode concorrer ao cargo que ocupa e seu grupo não consegue encontrar um nome para disputar sua sucessão. A novidade fica por conta do atual Diretor de Esporte do município e suplente de Vereador, Dayano Daniel, que exerceu o mandato por quatro meses. Além dele, são cogitados como possíveis candidatos à sucessão de Adelmo os Vereadores Gil, Pablo, Juvenal e Cidinho. Destes cinco nomes citados pode sair uma chapa majoritária, ou seja, Prefeito e Vice-Prefeito. Os Vereadores Juvenal e Cidinho tem seus nomes cogitados para concorrer a Vice na chapa de outros pré-candidatos. Atualmente todos se encontram filiados ao União Brasil, podendo migrar para o PRD, partido liderado pelo Deputado Federal Fred Costa, que recebeu o apoio deste grupo sendo majoritário na cidade nas eleições de 2022 com 915 votos. Além do Deputado Fred Costa, este grupo também apoiou a candidatura do Deputado Estadual Gustavo Valadares , atual Secretário Estadual de Governo, que obteve 784 votos na cidade nas eleições de 2022.

Vereador entre 2000 e 2008, Charles Moreira pretende concorrer ao cargo que seu saudoso pai, Djalma de Carvalho Moreira, exerceu por duas oportunidades (1972-1976 e 1982-1988) e seu saudoso irmão, Djalma de Carvalho Moreira Júnior, também exerceu duas vezes (2005-2008 e 2009-2012). Para tal o mesmo conta com o apoio do Deputado Estadual Doorgal Andrada e do Deputado Federal Lafayette Andrada, que receberam seu apoio em 2022, onde o primeiro obteve 600 votos e o segundo 608 votos. Como foi um dos principais apoiadores da recandidatura de Bolsonaro a Presidência da República na cidade, seu destino partidário poder ser o Republicanos, partido do Deputado Federal Lafayete Andrada ou o PL, partido do ex Presidente Jair Bolsonaro e que seu irmão concorreu a Prefeito em 2008, quebrando uma tradição de vinte anos de seu grupo político, onde todos os candidatos a prefeito concorreram pelo PFL (1985-2007 e DEM entre 2007 e 2022), utilizando o número 25, que voltou a ser utilizado por Adelmo Moreira nas três eleições subsequentes. Dentre os nomes cotados para compor chapa está o do Vereador Juvenal (União Brasil), um dos nomes cotados para concorrer a prefeito ou vice prefeito pelo grupo governista.

Principal expoente do MDB na cidade, partido que é filiado há quarenta anos, Dr. Manoel Barbosa, popularmente conhecido como Neca, concorreu a primeira vez ao cargo de Prefeito em 1988, enfrentando seu sogro, Francisco Machado, que veio a ser eleito. Concorreu a segunda vez em 1996 sendo eleito, numa disputa contra Djalma Moreira de Carvalho e reeleito em 2000, disputando contra Djalma Moreira de Carvalho Júnior, que vira a ser eleito quatro anos depois. Vinte anos após sua segunda eleição, tenta ser o primeiro capela-novense eleito três vezes Prefeito e perde a eleição para o atual Prefeito, Adelmo Moreira por uma diferença de 12 votos. Em 2022 apoiou a candidatura do Deputado Estadual Inácio Franco, que não foi eleito e obteve 328 votos na cidade. Para Deputado Federal ele apoiou a candidatura do Deputado Federal Newton Cardoso Jr., que foi reeleito obtendo 275 votos na cidade. Em 2024, vai tentar pela quinta vez o Poder Executivo contando com o apoio do PT e PV, que estão juntos com o MDB desde a eleição de Luiz do Sindicato para Prefeito, que exerceu mandato entre 2013 e 2016, tendo sido Vice-Prefeito entre 2005 e 2012. Dentre os nomes cotados para compor a chapa está do Vereador Cidinho (União Brasil), outro nome cotado para concorrer a Prefeito ou Vioce Prefeito pelo grupo governista.

Estreante no cenário político municipal, o empresário Hélio Júnior, conhecido como Juninho do Mercado, conta com o apoio do PSD Estadual e do Presidente Estadual do CEASA, Luciano Corsino, filho do ex Prefeito de Carandaí, Agostinho Corsino, podendo receber o respaldo de uma Deputada Estadual de uma tradicional família política mineira, além ele buscar apoio junto a lideranças e populares locais. Em 2022, o mesmo apoiou a candidatura de Diego Andrade a Deputado Federal, que foi reeleito obtendo 127 votos na cidade e para Estadual Tonho Prado, que recebeu 248 votos na cidade, não sendo eleito.

Tradicionalmente a disputa é polarizada entre dois grupos políticos, sendo que em algumas eleições foram disputadas por três candidatos. Mas uma eleição disputada por quatro candidatos seria algo inédito na cidade de Capela Nova. Mas estes grupos vêm buscando composições com o intuito de reduzir este número de eventuais candidaturas que pode tornar o resultado imprevisível.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade