27 de abril de 2024 17:07

Polêmica: afastado por problemas de saúde, vice prefeito abre vaga para presidente da Câmara assumir comando da Prefeitura de Entre Rios

O principal assunto em Entre Rios de Minas e em toda região é a cassação do Prefeito José Walter (PSB) e os desdobramentos e repercussão ainda persistem em meio a muita polêmcia e disputa de poder. Na noite de ontem (1º) por 6 votos favor, a Câmara destituiu o Chefe do Poder Executivo, manifestados pelos vereadores Denis Andrade Diniz, João Gonçalves de Resende (Joãozinho Cricri), Levi da Costa Campos, Rivael Nunes Machado, Ronivon Alves de Souza e Thiago Itamar Santos Villaça (Ted). Dois votos contrários foram dos vereadores Franklin William Ribeiro Batista Soares e José Resende Moura (Juquinha do Táxi). O Vereador Rodrigo de Paula Santos Silva apresentou atestado médico e se ausentou da sessão. Intimado a comparecer, o Prefeito José Walter esteve ausente e não nomeou procuradores. Com o cargo vago, assume o Vice-Prefeito Paulino Pena de Oliveira.

A sessão teve início com suspensão de 15 minutos, aguardando a chegada do denunciado. Em seguida, atendendo ao pedido dos vereadores, foi feita a leitura da denúncia protocolada pelos cidadãos e do parecer final da Comissão Processante. O vereador Levi da Costa Campos opinou pela procedência da denúncia no âmbito da Comissão, com voto contrário do Vereador José Resende Moura (Juquinha do Táxi) e favorável do vereador Denis Andrade Diniz. Lidas as peças, foi aberta a palavra aos vereadores. 

Após a manifestação dos vereadores, o Presidente abriu espaço para a defesa do Prefeito, no entanto, ante a ausência do denunciado, deu prosseguimento à votação. Os vereadores da oposição exploraram a falta de José Walter na sessão.

Ele foi julgado por 4 infrações político-administrativas elencadas na denúncia, entre elas descumprimento do orçamento, omissão, negligência na defesa dos bens públicos e por fim “proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo”. Em quase 150 anos de criação do Município, é a primeira vez que tem um prefeito cassado.

O Presidente da Câmara, Ronivon Alves, o “Roni Enfermeiro”, assume interinamente a prefeitura

Vereadores aprovam decreto legislativo e convocam o Vice-Prefeito Municipal

Finalizada a votação das infrações político-administrativas, os vereadores procederam à votação do Decreto Legislativo nº 04/2023, que dispõe sobre a cassação do Prefeito Municipal. Foram 06 votos favoráveis ao decreto, ou seja, dois terços da Câmara e dois votos contrários, sendo o mesmo publicado no Diário Oficial Eletrônico do Poder Legislativo Municipal.

O imbróglio

Com o decreto, o vice prefeito foi convocado para assumir o cargo, porém surge uma situação peculiar já que ele está afastado do cargo desde outubro por 120 dias por motivos de saúde. Assim sendo, o Presidente da Câmara, Ronivon Alves, o “Roni Enfermeiro”, assume interinamente a prefeitura, caso claro, não haja uma decisão judicial que reverta a cassação de José Walter.

O prefeito afastado confirmou a nossa reportagem recorre da decisão e aguarda pela retorno ao cargo nas próximas horas. “Não recebi nehum favor ou dinheiro ilícito”, salientou em carta aberta divulga nesta página.

Leia também:

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade