6 de maio de 2024 05:21

Estudantes da rede pública municipal de ensino de Congonhas participam da Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural 2023 aprendendo mais sobre a pedra-sabão

A Prefeitura de Congonhas, por meio com a Diretoria de Patrimônio Histórico/Seplag e Secretaria de Educação, promoveu atividades educativas para alunos da Escola Municipal Fortunata de Freitas Junqueira como atividade da Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural 2023 com atividades voltadas para o uso da pedra-sabão.

Selecionadas por sua proximidade com o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, as turmas participaram de ações relacionadas à preservação dos 12 Profetas, esculpidos em pedra-sabão por “Aleijadinho” patrono das artes do Brasil. Durante o ano, biocidas foram aplicados para remover liquens das esculturas e especialistas apresentaram relatórios sobre o estado atual da pedra, recomendando ajustes na conservação.

Além de aulas abertas com o professor da UFMG e Geólogo, Antônio Gilberto Costa, a equipe técnica encerrou as atividades com uma visita ao ateliê do escultor Raul Santiago. Último representante ativo do ofício em Congonhas, Raul compartilhou sua experiência, permitindo que alunos manuseassem ferramentas e compreendessem as técnicas de escultura em pedra-sabão. O artista também apresentou seu portfólio, destacando não apenas réplicas dos Profetas, mas criações próprias distribuídas pelo Brasil e outros países.

A iniciativa visa revitalizar a tradição da escultura em pedra-sabão na região utilizando Raul Santiago como elo entre o passado e as novas gerações.

Sobre “Aleijadinho” e sua relação com Congonhas

Nascido em Vila Rica, Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, é considerado a referência na produção de arte barroca no período colonial brasileiro com maior parte de suas obras dedicadas em cidades de Minas Gerais. Embora não seja consenso entre pesquisadores, a data alusiva ao seu nascimento é 29 de agosto de 1737/38. Artífice em sua época, é grande expoente como escultor, arquiteto e entalhador recebendo o título de patrono das artes do Brasil, completados 50 anos em 12 de dezembro de 2023. A declaração foi aprovada pela Câmara Federal por meio de projeto de Lei proposto pelo então deputado mineiro Paulino Cícero de Vasconcelos.

A maior expressão de sua genialidade artística está na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas, com as esculturas em pedra-sabão dos 12 profetas. Duas delas foram talhadas em bloco maciço (Daniel e Amós). Aleijadinho também concebeu as capelas dos Passos da Paixão, sendo que a da “Santa Ceia” foi a única instalada integralmente por ele. As outras esculturas em Cedro foram instaladas posteriormente, algumas após seu falecimento. Todas elas foram policromadas pelo mestre Athayde. Porém, Aleijadinho tem outra marca importante na cidade, o frontispício da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, cuja arquitetura foi concebida por Manuel Francisco Lisboa, seu pai, de quem herdou a profissão.

Congonhas, “Cidade dos Profetas”, comemorou 85 anos de emancipação política no dia 18 de dezembro de 2023.

Texto: Daniel Palazzi e Hayslla Santana – colaboração Diretoria de Patrimônio Histórico
Foto: Hugo Cordeiro

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade