28 de abril de 2024 01:00

Carteira do Idoso: viaje de graça e tenha atendimento prioritário; veja como!

A Carteira do Idoso traz consigo uma série de benefícios previstos no Estatuto do Idoso, definido pela Lei n.º 10.741 de 1º de outubro de 2003. Este documento, destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, é uma importante maneira de garantir que esses cidadãos tenham seus direitos respeitados e possam usufruir de serviços e programas oferecidos pelo governo em prol do seu bem-estar.

A emissão desse documento é de responsabilidade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Seu objetivo principal é conferir aos idosos maior facilidade de acesso a uma variedade de benefícios, serviços e programas sociais.

Quais são as vantagens de ter a Carteira do Idoso?

A Carteira do Idoso traz consigo uma série de benefícios para aqueles que a possuem. Alguns dos principais são:

  1. Passagens interestaduais gratuitas ou com desconto: Com a carteira, o idoso tem o direito a gratuidade ou desconto em passagens de ônibus, trens e barcos em viagens interestaduais.
  2. Acesso a programas sociais: A carteira é uma forma de comprovação de idade para acessar programas sociais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), um auxílio financeiro para idosos em situação de vulnerabilidade.
  3. Atendimento prioritário: A posse da carteira garante ao idoso o direito à prioridade de atendimento em repartições públicas, estabelecimentos comerciais e filas, conforme o Estatuto do Idoso.

Como solicitar a Carteira do Idoso?

Para solicitar a Carteira do Idoso alguns passos precisam ser seguidos e alguns documentos devem estar em mãos. A documentação necessária inclui:

  1. Documento de identificação oficial com foto, como RG (Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou Passaporte.
  2. Comprovante de residência, como uma conta de água, luz ou telefone, que comprove o endereço do solicitante.
  3. Certidão de nascimento ou casamento, se for necessário comprovar a idade ou estado civil do idoso.

Além disso, é necessário ter a idade mínima de 60 anos, conforme o estabelecido para a obtenção da Carteira do Idoso. Esta pode ser solicitada diretamente no órgão governamental responsável pela emissão. Em algumas localidades, este serviço pode ser oferecido também em nível estadual ou municipal, conforme as respectivas legislações.

FONTE BM&C NEWS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade