Em uma entrevista de mais de 2h de duração à Rádio Real, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, revelou um importante projeto para a infraestrutura do município. A estrada de terra que conecta o distrito de Engenheiro Corrêa a Santo Antônio do Leite, integrando essa área rural à sede de Ouro Preto, será pavimentada.
O chefe do executivo explica que, ao chegar a Santo Antônio do Leite, já existe asfalto para Cachoeira do Campo e Ouro Preto, mas a ligação direta com Engenheiro Correia ainda é de estrada de terra. Ele ressalta a importância dessa obra para a região, especialmente considerando a presença de barragens, como as da Forquilha das Forquilhas e a Grande Barragem de Matar Porcos, no território em desenvolvimento do distrito.
O prefeito destaca que essa será a primeira etapa do projeto, estimando um investimento de 15 milhões de reais. Os recursos serão provenientes do Ministério Público, com 10 milhões a serem repassados no próximo ano e 5 milhões imediatamente.
“Vamos ter essa primeira etapa, obra deve ficar em 15 milhões e os recursos serão repassados pelo Ministério Público, 10 milhões no ano que vem, 5 milhões agora. Nós já vamos começar logo a obra na estrada de Santo Antônio do Leite até Engenheiro Correia e, ao mesmo tempo, a companhia Vale deve nos passar recursos da ordem de mais de 10 milhões de reais para o asfaltamento dos 5 km que resta” disse Angelo.
Foto: Gilson Fernandes
Ângelo destacou que o objetivo é criar um polo de desenvolvimento na região, superando os obstáculos causados pela poeira e pela lama. Com os projetos de asfaltamento, será possível impulsionar atividades produtivas e atrair investimentos para a área. A estrada beneficiará não apenas os moradores locais, mas também empreendimentos, como o hotel fazenda entre Santo Antônio do Leite e Engenheiro Correia.
O projeto visa não apenas melhorar a infraestrutura viária, mas também estimular o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida na região, promovendo uma significativa transformação na área.
O DISTRITO DE ENGENHEIRO CORRÊA
O distrito de Engenheiro Corrêa tem suas origens em um antigo povoado chamado Santo Antônio do Monte, situado nas proximidades do atual local. O povoado cresceu ao redor de uma pequena capela, cercada por fazendas cujos vestígios ainda são visíveis em muros de pedra seca. A região ganhou destaque com a inauguração da estação ferroviária em 1896, inicialmente chamada de Estação Sardinha.
O distrito de Engenheiro Corrêa por Ane Souz
O crescimento urbano significativo levou à elevação do local à categoria de distrito em 1953, conforme a Lei N° 1039 de 12 de dezembro daquele ano. O nome atual, Engenheiro Corrêa, presta homenagem a Manuel Francisco Corrêa Júnior, engenheiro supervisor da Estação Sardinha, que faleceu em um desastre próximo à estação.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.