1 de maio de 2024 15:08

Lendária e icônica banda Queluz de Minas marca show para a Praça Tiradentes

Está praticamente confirmado de o Grupo QUELUZ DE MINAS, 40 anos depois, vai brindar Conselheiro Lafaiete (MG) com um show após o período de chuvas. A informação é do produtor do Grupo, Ricardo Aleixo, que teve uma audiência com o Prefeito Mário Marcos, junto com Ivan Curty e o vereador Oswaldo Barbosa, quando ficou decidido que o show deverá acontecer, na Praça Tiradentes, a exemplo do outro show da banda, em 1982.

“Certamente vai ser um grande evento, pois a banda completa, como a 40 Anos atrás, trazendo de volta a nostalgia daquelas relíquias que, até hoje, são tocadas e cantadas por todos os cantos, nas festas, bares e namoros, como uma peça rara a ser preservada”, disse Ricardo.

Um pouco da história

Após quase 30 anos sem produzir musicalmente, o grupo vocal Queluz de Minas se apresentou em dezembro de 2013 no antigo no Sallum Scotch Bar para lançar um EP com quatro músicas inéditas.

Mesmo não se tratando de um “revival”, os integrantes do grupo, que hoje transitam em várias frentes (alguns deles na música), resolveram se juntar e gravar este EP.

O Queluz, um grupo vocal de genética mineira (mais exatamente de Lafaiete), surgiu em 1979, com o intuito de fazer um show em homenagem a um músico de nossa cidade, João Salgado, que foi professor de 02 integrantes da banda. Ele fazia parte da famí¬lia Salgado que ficou conhecida por fabricar as lendárias, e hoje raras, violas de Queluz.

Após o sucesso do evento inicial, várias propostas para apresentações foram surgindo e o grupo se apresentou em inúmeras cidades do interior de Minas e em importantes projetos na capital mineira.

O grupo foi premiado em dezenas festivais da canção, muito comuns à época. Em 1981 lançou um compacto duplo e em 1982 o LP ¨Pra Vida¨ todos privilegiando as músicas autorais. Estes discos estão esgotados. Nos anos 90 saiu uma compilação reunindo esses 02 trabalhos em um CD, que também se encontra esgotado.

O Queluz era basicamente um grupo acústico-vocal interpretando suas próprias canções. Até hoje, mesmo após sua extinção em 1983, muitos músicos jovens da região ainda executam, com frequência, suas músicas como ¨Esse Meu Coração¨, ¨Veludo¨ e ¨Poeira¨.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade