27 de abril de 2024 15:14

“Neve de melancia” espalha-se pela América do Norte e ameaça o futuro das geleiras

A neve cor-de-rosa é mais comum do que se pensava. Um estudo sugere que este fenômeno pode ser encontrado em todas as geleiras da América do Norte. Saiba mais aqui!

A “neve melancia” refere-se a um fenômeno em que a neve no solo é tingida de um tom vermelho e rosado. Também conhecido como “sangue glacial”, é causado pelo florescimento de algas cor-de-rosa chamadas Chlamydomonas nivalis.

Essa espécie de alga contém um pigmento carotenoide vermelho secundário para além da clorofila. Ao contrário da maioria das espécies de algas de água doce, a Chlamydomonas nivalis parece ser amante do frio (criofílica) e desenvolve-se em águas geladas.

A “neve melancia” e os seus efeitos na diminuição dos glaciares são observados em todo o mundo. O Capitão John Ross seguiu-a pela primeira vez no Ártico em 1818, quando liderou quatro navios ingleses enviados para o Círculo Polar Ártico para a primeira expedição à Passagem do Noroeste.

Ameaça crescente aos glaciares

De acordo com um estudo, descobriu-se que este fenômeno se espalhou por 5% da área total dos glaciares no noroeste da América do Norte.

Isto inclui as montanhas da Colúmbia Britânica, Idaho, estado de Washington, Alberta, Alasca e Montana. Verificou-se que alguns glaciares individuais tinham 65% da sua área coberta de algas cor-de-rosa durante uma única estação. Os investigadores estimam que este fenômeno provocou um degelo equivalente a uma média de 3 centímetros de água derretida na superfície do glaciar.

De acordo com a professora de biologia molecular e bioquímica da Universidade Simon Fraser, Lynne Quarmby, o gelo está a derreter ao absorver cores escuras. À medida que a geleira fica cor-de-rosa, torna-se muito mais propenso a derreter, uma vez que as algas coloridas fazem com que a luz solar seja absorvida em vez de refletida, aquecendo o gelo circundante.

As algas em estudo crescem na neve que cobre os lagos, rochas e glaciares congelados. Uma vez que as suas células precisam de água em estado líquido para crescer, esse derretimento rápido estimula mais crescimento, escurecimento e absorção da energia recebida do Sol.

Os pesquisadores descobriram esse fenômeno utilizando milhares de imagens de satélite captadas entre 2019 e 2022. Dos 8.700 glaciares examinados neste estudo, 4.552 mostraram a presença de algas Chlamydomonas nivalis.

Em comparação com os impactos das mudanças climáticas e do aquecimento global, o efeito das algas no glaciar e na camada de neve é considerado ligeiro. Os glaciares estão a derreter rapidamente devido às mudanças climáticas, provocando o desaparecimento total das algas.

Em comparação com os impactos das mudanças climáticas e do aquecimento global, o efeito das algas no glaciar e na camada de neve é considerado ligeiro.

A “neve de melancia” não é exclusiva do Ártico, uma vez que também pode ser encontrada na Nova Zelândia, nos Alpes, no Monte Olimpo e na Antártida. À medida que os glaciares diminuem, o efeito de fusão das algas da “neve melancia” que restam pode danificar ainda mais a neve e o gelo.

À medida que a camada de neve diminui, a proliferação de algas torna-se cada vez mais concentrada e mais pequena, segundo o ecologista Scott Hotaling, da Universidade do Estado do Utah.

FONTE METEORED TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade