30 de abril de 2024 12:06

Projetos Culturais, Caminhos do Rio e ArtQluz,  trocam intercambio cultural

Os idealizadores dos projetos culturais, Caminhos do Rio da cidade do Rio de Janeiro e o ArtQluz de Conselheiro Lafaiete se conheceram e formaram uma parceria visando um intercâmbio cultural em torno dos dois projetos.

Queluz em 1842
Rio de Janeiro, inicio sec.XIX

Projeto Caminhos do Rio tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência única de conhecer o centro da cidade do Rio de Janeiro através da sua arquitetura.

Idealizado pela empresária Renata de Faria, o projeto busca resgatar a importância histórica e cultural dos diversos prédios e monumentos que compõem o centro carioca, valorizando a arquitetura como parte integrante da identidade da cidade.

Os participantes do projeto são acompanhados por professores e professoras que são formados em uma oficina com participação de especialistas em arquitetura e história, que compartilham informações sobre a origem e o significado de cada construção presente no trajeto. Tanto os professores(as) e os estudantes recebem um caderno de atividade que vem trazendo informações e questionamentos a respeito do surgimento do espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro.

Trata-se de valorizar o espaço da cidade, transformando-o em um lugar verdadeiro de ensino e aprendizagem, onde o olhar do estudante será incentivado a descobrir a história, a arte, a arquitetura e a geografia do Rio, para melhor apropriar-se do patrimônio que a ele e a todos pertence.”(Renata de Faria, empresária e idealizadora do projeto Caminhos do Rio)

Caderno de Atividade-Origem da cidade do Rio de Janeiro

Durante o percurso, os participantes têm a oportunidade de explorar não apenas a parte externa dos prédios, mas também de conhecer os interiores de alguns deles. Além disso, o projeto inclui visitas a museus e exposições relacionadas à arquitetura, como forma de contextualizar as construções no contexto histórico da cidade.

Ao participar do Projeto Caminhos do Rio, os estudantes têm a oportunidade de explorar um lado pouco conhecido do Rio de Janeiro, descobrindo detalhes e curiosidades sobre a sua arquitetura e, ao mesmo tempo, contribuindo para a valorização e preservação do patrimônio histórico da cidade.

ArtQluz

Praça Barão de Queluz, década de 60

O ArtQluz, projeto idealizado pelo educador popular, João Vicente, viaja na mesma balada do Caminhos do Rio destacando, que o projeto dele, tem exatamente o mesmo objetivo do Caminhos do Rio, que é levar as crianças e jovens para conhecer a arquitetura do centro histórico e o hipercentro de Lafaiete, propondo de forma pedagógica, lúdica, um olhar de pertencimento e conhecimento do patrimônio histórico cultural ainda presente na cidade.

“João Vicente e a empresária realizaram uma conversa muito produtiva por celular, onde ficou zelado uma parceria entre os dois projetos.” Combinei com a senhora Renata uma visita in loco ao Rio de Janeiro, acompanhado de educadores e educadoras de escolas de Lafaiete que irei convidar no retorno das aulas em fevereiro.”

Agora é esperar que esse intercambio cultural entre os dois projetos rendam bons frutos no fortalecimento das políticas publicas de cultura entre o Rio de Janeiro e a cidade de Conselheiro Lafaiete. Afinal de contas fazemos parte  da  história da Estrada Real.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade