Editor online e gratuito possibilita a gravação de tela e aprimoramento de vídeo
Registrar o conteúdo visual e sonoro apresentado na tela do computador possui diversas utilidades, especialmente para criadores de conteúdo interessados em compartilhar transmissões ao vivo, publicar jogatinas de vídeo games ou elaborar tutoriais, por exemplo.
Independente do motivo, gravar a tela do computador somente é possível com auxílio de um bom editor de vídeo capaz de capturar, simultaneamente, vídeo e áudio com precisão e eficiência.
O CapCut oferece a solução para essa demanda através do gravador de tela com funcionamento inteiramente online e gratuito, ou seja, dispensa a necessidade de baixar programas e de adquirir licenças ou mensalidades caras.
Neste artigo, exploraremos as etapas a serem seguidas para capturar a tela do computador, assim como para utilizar outros recursos de edição capazes de transformar o visual dos seus vídeos, tornando-os mais cativantes e com aparência profissional.
Passo a passo: como gravar a tela do computador com o CapCut
Através de quatro etapas simples e rápidas de executar, você poderá gravar e publicar tudo o que está acontecendo na tela do seu dispositivo com fidelidade ao esquema de cores, taxas de quadros por segundo adequadas e resolução nítida e de qualidade.
- Conecte-se ao CapCut
Visite o site do editor de vídeo e crie uma conta em instantes para aproveitar todos os recursos disponíveis e salvar sua gravação de tela e demais projetos futuros na nuvem.
Para conectar-se, abra uma conta com um endereço de e-mail válido ou reutilize o cadastro do Google, Facebook ou TikTok.
Após realizar o login, o usuário será direcionado para a página inicial do CapCut, na qual os recursos mais populares do editor podem ser acessados por meio de atalhos.
A fim de capturar o conteúdo da tela assim como o áudio, deve-se iniciar um novo projeto ao clicar em “Criar novo” e “Tela em branco” na seção “Vídeo”. O mesmo resultado pode ser obtido ao clicar em “Novo vídeo” e “Tela em branco”.
- Selecione “Gravar”
Na página de edição de vídeo, clique em “Mídia” na barra de ferramentas localizada na lateral esquerda da tela. Selecione a aba “Projeto” e clique no ícone de filmadora para escolher a modalidade de gravação desejada.
Para capturar apenas uma das guias abertas no navegador clique em “Gravar guia”, já para registrar toda a extensão da tela clique em “Gravar a tela inteira”.
Uma vez escolhida a opção desejada, certifique-se de autorizar o acesso do editor de vídeo ao seu microfone, dessa forma, o software estará apto a registrar os sons capturados pelo dispositivo. Um pop-up referente à autorização pode aparecer no canto superior esquerdo da tela. Nesse caso, clique em “Permitir”.
- Escolha o que será gravado
Ao optar por capturar um guia, o usuário pode selecionar a aba específica na tela seguinte. Basta clicar sobre a guia na lista à esquerda e uma pequena visualização será apresentada à direita para auxiliar na escolha.
Também é possível selecionar uma janela específica caso mais de uma esteja aberta no navegador de internet. Por fim, há a opção “Ecrã inteiro” que registrará todas as informações visuais transmitidas pelo monitor, incluindo a barra de tarefas.
Além do vídeo, o áudio da guia, janela ou tela pode ou não ser capturado. Para gravar apenas as imagens, o usuário deve desabilitar a opção “Partilhar também o áudio do separador”.
Assim que as configurações forem determinadas, clique em “Partilhar”.
- Salve e edite sua captura de tela
Quando quiser iniciar a gravação, clique em “Gravar” e após um temporizador de três segundos o editor de vídeo irá capturar a tela. O registro pode ser pausado a qualquer momento através do botão de “Pause” e finalizado em “Parar a gravação”.
A gravação finalizada pode ser descartada por meio da opção “Descartar”, reinicializada caso o usuário clique em “Reiniciar” ou salva e disponibilizada para edição através do botão “Salvar e editar”.
O vídeo e o áudio serão automaticamente enviados para a linha do tempo do editor possibilitando a aplicação de diversos recursos de edição para incrementar e melhorar a qualidade do conteúdo gravado.
Aprimore sua gravação com os recursos de edição do CapCut
Em adição à edição de vídeo, o CapCut Online fornece uma série de recursos para transformar a aparência de imagens e fotografias.
Dentre elas, podemos destacar a possibilidade de gerar ilustrações digitais a partir de comandos de texto, colorir fotos antigas em preto e branco, remover plano de fundo de imagens e corrigir cores.
Sinta-se livre para explorar essas funcionalidades ao clicar em “Imagem” e, em seguida, “Nova imagem” ou em “Criar novo” e em “Personalizar tamanho” na página inicial do site.
Reduza ruídos da gravação
Caso a qualidade do áudio captado pelo seu microfone não tenha atendido às suas expectativas, a função de redução de ruído é capaz de melhorar significativamente esse aspecto da sua gravação.
Para tanto, clique sobre o vídeo, selecione “Áudio” no menu suspenso no canto direito da tela e habilite o recurso de “Redução de ruído”.
Gere legendas automaticamente
Adicionar legendagem para pessoas com surdez, ensurdecidas ou com outras condições que dificultem a compreensão de vídeos é uma medida importante para garantir a acessibilidade digital.
Com os algoritmos avançados da inteligência artificial (IA) do CapCut, o processo de transcrição de fala para texto é realizado automaticamente e em instantes. Isso ocorre porque a IA identifica todas as instâncias de fala humana e gera legendas com alta precisão.
O usuário interessado em converter fala em texto deve clicar em “Legendas” na barra de ferramentas à direita da tela e, em seguida, selecionar “Legendas automáticas “, escolher o idioma utilizado na gravação e clicar em “Gerar”.
Decore o vídeo com stickers e GIFs
A adição de stickers (adesivos em inglês) e GIFs (sigla para Graphics Interchange Format, isto é, Formato de Intercâmbio Gráfico) pode tornar a gravação mais divertida e visualmente cativante.
Tais elementos também auxiliam no destaque de momentos ou áreas específicas capturadas pela gravação da tela. Ambos estão disponíveis na aba “Elementos” e, para visualizar todas as opções presentes, o usuário deve clicar em “Ver todos”.
Foto por Kelly Sikkema por Unsplash