Chances no concurso da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) são para funções de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações. Contratados vão trabalhar em Brasília
Começam nesta sexta-feira (26), a partir das 10h, as inscrições para o concurso da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A seleção oferece 238 vagas para especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações.
Voltadas a profissionais com ensino superior, as oportunidades têm salário de R$ 16.413,35. Os contratados serão lotados na sede do órgão, em Brasília, com jornada semanal de 40 horas de trabalho.
Entre as vagas em disputa, 50 são para contratação imediata e 188 para formação de CR (cadastro reserva) — desse total, 20% são destinadas a negros e 5% a pessoas com deficiência.
Das seis especialidades com oferta de postos, duas permitem a participação de candidatos com curso superior em qualquer área: geral (10 + 38 CR) e ciência de dados (15 + 48 CR). As demais oportunidades são destinadas a graduados em:
- ciências contábeis (3 + 14 CR);
- direito (8 + 32 CR);
- economia (4 + 18 CR);
- engenharia (10 + 38 CR).
Passo a passo para se inscrever
As inscrições vão até as 18h de 26 de fevereiro, devendo ser efetuadas pelo site www.cebraspe.org.br. A taxa de participação custa R$ 130, mas será possível solicitar isenção. O certame prevê gratuidade para:
- membros de família inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), do governo federal;
- doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
O certame é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, os candidatos podem contatar a banca pelo telefone (61) 3448-0100, além do e-mail [email protected].
Etapas do concurso da Anatel
As provas objetiva e discursiva estão marcadas para 26 de maio, com duração de cinco horas. Haverá aplicação em todas as capitais brasileiras. O conteúdo programático engloba:
- língua portuguesa;
- língua inglesa;
- regulação e agências reguladoras;
- noções de direito administrativo;
- noções de direito constitucional;
- atualidades;
- conhecimentos específicos.
Haverá também análise de títulos, com envio dos documentos à banca em período a ser oportunamente divulgado. Os convocados poderão apresentar comprovantes de experiência profissional, além de certificados e diplomas de:
- especialização;
- mestrado;
- doutorado.
A última fase do certame consistirá em curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório. Presencial, a capacitação ocorrerá em Brasília, com duração de 140 horas de aulas teóricas.
A seleção terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do órgão, conforme estabelece o edital.
FONTE JC CONCURSOS