27 de abril de 2024 16:50

Modo carro do Google Maps será encerrado em fevereiro

O Google Maps confirmou que o modo carro vai deixar de existir no aplicativo para Android a partir do mês de fevereiro. Agora, quem abre a interface durante a navegação recebe o aviso “Esta visualização será desativada em fevereiro”, sinal de que a despedida está próxima.

Já havia certa expectativa para o fim da função: algumas informações encontradas no código do app sugeriam o encerramento do modo e apontavam o prazo para o segundo mês do ano. É provável que o Maps substitua a opção por outros comandos de voz integrados ao Google Assistente, mas sem as informações visuais na tela. 

O app não informa se existe uma data exata para cortar o serviço — isso pode ocorrer no primeiro dia de fevereiro ou no decorrer do mês. De qualquer forma, hoje (31) é o último dia em que existe a garantia de que o recurso vai funcionar na navegação.

Importante: apesar do nome da função a ser encerrada, o Google Maps não vai aposentar a navegação em tempo real para quem dirige carros. O “modo carro” trata-se apenas de uma forma de visualizar e acessar aplicativos durante um trajeto com o Maps ativo.

O que é o modo carro?

O modo carro é uma função que cria uma interface adaptada para a navegação no Google Maps enquanto a pessoa dirige. O aplicativo exibe um menu com acesso rápido ao Google Mensagens e serviços de reprodução de áudio, como Spotify e YouTube Music.

O recurso é exclusivo ao Android, pois recebe integração com o Google Assistente. A ideia do modo era criar uma interface simplificada para que os motoristas pudessem escolher músicas ou ver notificações com poucos toques na tela. O fim da função deve ampliar a presença dos comandos de voz do Assistente, o que pode proporcionar uma experiência ainda mais segura, mantendo os olhos na pista.

Vale lembrar que outros aplicativos também possuem uma interface adaptada para a direção, como o Spotify, que reduz os comandos disponíveis na tela enquanto o Maps está em execução. Ainda não é possível apurar se o streaming vai manter o modo ativo.

FONTE CANAL TECH

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade