6 de maio de 2024 00:24

Surto: Lafaiete chega a quase 2 mil casos prováveis de dengue em 2024 e situação é alarmante

A Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete (MG) divulgou agora há pouco um boletim epidemiológico de casos noficados de dengue em 2024 entre 1º de janeiro a 2 de fevereiro. Os números são alaramentes e chegam a quase 2 mil pessoas com probalidade de infecção pela doença. Somente em 2024 chega a 45% do total de casos registrados em 2023 e quase iguala ao ano de 2022.

Por outro lado, a prefeitura vem trabalhando com a atividade com o carro do UBV pesado, mais conhecido como “fumacê veicular” que visita o bairro São João e implantou 5 Unidades Sentinelas para atendimento aos pacientes com suspeita de dengue ou chikungunya, instaladas nas UBS’s dos bairros Cachoeira, Albinópolis e  Belavinha, além do Centro Regional de Saúde do São João e Centro Regional de Saúde da Barreira.

MInistério Público

Preocupado com surto da doença em Lafaiete, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Conselheiro Lafaiete, recomendou a Prefeitura uma ação efetiva de combate a dengue, solicitandoi intensificação da fiscalização em residência e prédios públicos e particulares para eliminar os recipientes que sirvam de criadouro ao mosquito transmissor da dengue, bem como intensifique a nebulização (“fumacê”) dos locais em que houve casos positivos da doença e nas proximidades.

O MPMG também solicitou um programa de educação e mobilização social como a veiculação de campanha publicitária voltada à conscientização da população acerca dos cuidados necessários ao combate do mosquito Aedes aegypti.

Câmara

Na Câmara na reunião desta quinta-feira (1), o Vereador Oswaldo Barbosa (PV) foi veemente em seu discurso cobranda da prefeitura até mesmo multas aos proprietários de imóveis que contribuem com a proliferação da dengue e chassificou os nùmeros de casos como “alarmantes”.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade