28 de abril de 2024 14:20

Prefeitura de BH cancela edital de R$ 146 mil para seminário sobre Aeroporto Carlos Prates

Poder Executivo municipal revogou concorrência para contratar empresa responsável por fórum que explicaria projeto de novo bairro na área do antigo terminal

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) cancelou edital para a contratação de uma empresa que seria responsável por organizar um seminário a respeito do projeto de uso da área do antigo Aeroporto Carlos Prates, na Região Noroeste da cidade. Os detalhes do pregão haviam sido revelados pela Itatiaia no mês passado. O poder Executivo municipal planejava desembolsar R$ 146,1 para custear os serviços da firma que teria a missão de fazer o evento.

A revogação do edital foi publicada na edição do último dia 31 do Diário Oficial do Município (DOM). A decisão é assinada pelo secretário de Fazenda de BH, Leonardo Colombini.

Segundo ele, a concorrência foi paralisada “por razões de interesse público, devidamente comprovadas nos autos”.

A equipe do prefeito Fuad Noman (PSD) deseja utilizar o terreno do Aeroporto Carlos Prates para erguer um novo bairro. A localização seria composta por moradias populares e equipamentos sociais, como unidades de saúde, escola e parque.

Antes da anulação do edital, o seminário pensado pela PBH estava previsto para acontecer no dia 1° deste mês.

Expectativa por entrega do aeroporto à PBH

O governo federal, dono da área do antigo terminal aeroportuário, já sinalizou que vai repassar o espaço à prefeitura. Há a expectativa para que o tema componha o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante agenda na capital mineira nesta quinta-feira (8).

“Não sei se (Lula) fará (nesta semana) a entrega da área oficialmente para a prefeitura. Ela já está destinada, mas está correndo a papelada para que seja definitiva”, explicou, nessa segunda-feira (5), o deputado federal Rogério Correia (PT), um dos articuladores da visita da comitiva presidencial a BH.

Enquanto o poder público municipal busca angariar apoios pela construção de casas populares no local, parte dos vereadores de BH se opõe à proposta e tenta emplacar um projeto de lei (PL) para alterar o zoneamento da área e barrar o nascimento de um novo bairro.

Mexer no zoneamento do terreno faria com que o espaço no Carlos Prates estivesse apto apenas a abrigar atividades voltadas ao desenvolvimento econômico. A mudança abriria caminho para o retorno dos pousos e das decolagens. A ideia é encampada pelo parlamentar Braulio Lara (Novo).

FONTE ITATIAIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade