A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desperta o interesse de profissionais de nível superior ao abrir as inscrições para o concurso público 2024. Agendadas até o dia 16 de fevereiro, as inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site da banca organizadora, o Cebraspe, apresentando uma taxa no valor de R$ 160,00.
A oferta do concurso inclui 50 vagas para o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, que oferece um salário inicial de R$ 16.413,35.
Processo Seleção do concurso
O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira consiste na aplicação de provas objetivas e discursiva, que tem caráter eliminatório e classificatório, bem como a avaliação de títulos. A segunda etapa corresponderá à realização de um curso de formação, também com caráter eliminatório e classificatório.
Os prazos que compõem o cronograma do concurso ANVISA são as inscrições a partir de 22 de janeiro até o dia 16 de fevereiro, para quem incluir isenção na taxa; e a realização da prova está prevista para o dia 21 de abril de 2024.
Requisitos e Atribuições dos Cargos
Os candidatos precisam apresentar um diploma de curso superior na área de atuação exigida pela ANVISA. Entre as áreas estão Engenharia Química, Química, Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Agronômica, até, Sistemas de Informação, Informática, Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas ou Engenharia de Redes.
Já nas atribuições do cargo de Especialista, o profissional terá que desenvolver atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle das instalações físicas da produção e da comercialização de alimentos, medicamentos e insumos sanitários.
A atuação ainda inclui a implementação de políticas e a realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades, bem como a elaboração de normas para regulação
Sobre a Anvisa
Fundada em 1999, a Anvisa é uma autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, que exerce atividades de regulação, inspeção e controle sanitário no território nacional. Seu principal objetivo é promover a proteção da saúde da população brasileira, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.