A Caixa Econômica Federal paga até R$ 954 mensais para jovens com idades entre 15 e 17 anos. Leia a matéria e entenda como isso funciona.
A Caixa divulgou uma ótima notícia para jovens entre 15 e 17 anos: a abertura de oportunidades para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho.
Estamos falando sobre o Programa Adolescente Aprendiz da Caixa Econômica Federal, uma iniciativa da entidade que visa dar chances para quem deseja ingressar em uma das instituições financeiras mais conhecidas do Brasil.
Como funciona o programa da Caixa
De acordo com o que consta no site da Caixa, o Programa Jovem Aprendiz da Caixa visa proporcionar conhecimentos teóricos e também práticos que são necessários ao desempenho de uma profissão. Além disso, o programa também tem como objetivo promover a inclusão social de adolescentes.
Sendo assim, na prática, essa iniciativa da Caixa tem o intuito de promover a capacitação profissional. Isso, em serviços bancários e administrativos. Aliado a isso, o programa visa estimular a prática da cidadania, de valores éticos e profissionais.
Como ocorrem as contratações
Segundo a Caixa Econômica, as contratações para este programa acontecem em uma parceria da instituição com entidades Sem Fins Lucrativos que são selecionadas por meio de Chamada Pública e conveniadas para essa finalidade.
Quais atividades os jovens irão desempenhar na Caixa
Os contratados para atuar na Caixa atuam em várias funções, como no apoio aos funcionários regulares em suas tarefas diárias. Além disso, esses jovens também prestam atendimento aos clientes nos guichês, oferecendo suporte e informações necessárias e:
- Orientam os clientes dentro da agência, auxiliando-os a encontrar os serviços desejados;
- Auxiliam os clientes na emissão de senhas;
- Contribuem no arquivamento e organização de documentos;
- Colaboram na conferência de valores e documentos em operações financeiras;
- Participam de treinamentos e capacitações oferecidos pela Caixa.
Quem pode se candidatar
Conforme a Caixa, podem se candidatar os jovens com idades entre 15 e 17 anos que fazem parte de uma família com renda familiar de até 50% do salário mínimo per capita. Além disso, é necessário ter ao menos o 9º ano do ensino fundamental ou o equivalente na Educação para Jovens e Adultos.
Os benefícios ao atuar na instituição financeira
De acordo com o banco, os contratados terão uma carga horária de quatro horas diárias, somando 20 horas semanais. Dos dias trabalhados, um é destinado ao estudo em uma entidade conveniada.
Esses selecionados, além do salário de R$ 954, terão acesso a benefícios adicionais como auxílio-alimentação, vale-transporte, férias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) equivalente a 2% do salário.
Como participar do processo seletivo?
O jovem interessado em atuar na Caixa deve acessar a página da instituição financeira. Na página “Trabalhe na CAIXA”, existem informações divulgadas pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que é a responsável por intermediar a contratação dessas pessoas.
Conforme a Caixa, existe a possibilidade de que o jovem, ao fim do contrato, seja efetivado na Caixa, passando assim a ser um contratado nos moldes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Isso, claro, vai depender do desempenho do aprendiz e das necessidades da instituição.
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS