27 de abril de 2024 05:51

Sucessão em Ouro Branco (MG) segue com ao menos 7 postulantes na sucessão pós Hélio Campos; qual candidato sucumbirá às eleições nos 300 anos de história da cidade?

Nos mais de 1,5 mil metros de altitude da Serra do Deus-Te-Livre os olhares se lançam em um horizonte infinito em uma visão magnifíca e inspiradora. Do alto se descortina um belo Ouro Branco.

Sob este cenário deslumbrante, seguem a passos largos as negociações e articulações em torno da sucessão municipal em Ouro Branco (MG), ano simbólico em que o povoado comemora seus 300 anos de fundação. Os grupos se movimentam intensamente nos bastidores visando o alinhamento político e a formação de chapas.

Nossa reportagem ao longo da semana conversou com os pretendentes na sucessão do Prefeito Hélio Campos, em seu 3º mandato. A informação colhida, mas não confirmada, é de que ele vem para a disputa em 2026 como candidato a deputado estadual ou federal.

Mas em seu grupo político surgem ao menos 3 nomes que pleiteiam sucedê-lo. “Estou a disposição do grupo mas independente de cargo permanecerei servindo Ouro Branco como sempre fiz”, avaliou o Vice-Prefeito, Celso Vaz, sempre polido em suas declarações. Mas ele é um pré-candidato mas aguarda as articulações internas.

Outro nome é do Procurador Alex Alvarenga (NOVO) há mais de 7 anos no cargo. Ligado ao grupo de evangélicos, ele confirmou a nossa reportagem seu interesse na disputa e disse que segue ampliando o leque de interlocuções. Na janela partidária que inicia em 7 de março e vai até 7 de abril, ele pode migrar para outra legenda. “Temos um grupo forte e tenho muita ligação como o Dr. Celso. Estamos buscando a viabilidade a nossa candidatura em um esforço de união”, contou.

Em seu 3º mandato e por 3 vezes Presidente do Legislativo, Leandro Marcelo Souza, (PSDB), o Leandro do Varejão, também se colocou como pré-candidato.  Ele disse a nossa reportagem que vem intensificando as conversas com diversos grupos e legendas como Cidadania, PSD, Novo e PT. Segundo ele, Arthur Campos, Subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda de Minas Gerais, já estaria apoiando sua candidatura. Arthur, filho do atual prefeito, é uma jovem liderança em plena ascensão e pode vir ao pleito municipal em 2028. Leandro revelou que vem para a disputa independente se for ou não o escolhido no grupo de Hélio Campos.

Outros nomes

Com a surpreendente votação de 8.188, ficando em segundo lugar nas eleições de 2020, perdendo apenas por pouco mais de 300 votos, Sávio Fontes (Republicanos) está em plena campanha e participa do movimento “Ouro Branco que Queremos” que reúne diversos representantes de segmentos, associações e ONG’s.

Candidato declarado, Sávio já conta com apoio de legendas como Podemos, Avante, Solidariedade e Agir. “Já estamos discutindo projetos e programas para Ouro Branco há vários anos e vamos levar nossas propostas para a discussão popular e avançar com um amplo programa de governo debatido com a sociedade”, salientou. O vice ainda está em definição, segundo Sávio.

Com 2.740 votos conquistados nas eleições de 2020, o que representou perto de 12% dos votos, ficando em 3º lugar, Gilberto Ribeiro, é outro pretendente e se colocou no campo da centro-esquerda. Na janela partidária, pretende se abrigar no PV para ser o nome da federação (PT-PCdoB). “Estamos buscando a adesão do PDT,  do PSB e outros partidos as nossa candidatura”, confirmou.

Péricles Bartolomeu, também conhecido popularmente como “Perin”, Presidente por diversas gestões a frente da associação comercial, declarou a nossa reportagem que é pré-candidato a sucessão municipal. Dono de uma tradicional de uma rede de lojas na região, ele colocou sua candidatura no campo independente, distante da briga ideológica de direita ou esquerda. “Estamos abertos a discutir apoios e ideais em todas as áreas. Nosso nome vem para a disputa”, reportou.

Nossa reportagem ouviu também outro postulante ao cargo máximo em Ouro Branco. José Vicente é diretor geral do Hospital Raymundo Campos e foi candidato a vereador em 2020 chegando a mais de 600 votos. Com uma longa trajetória política na cidade, José Vicente (MDB) foi candidato a vice em 1982. Ele revelou que irá encomendar uma pesquisa eleitoral para balisar sua estratégia eleitoral. “Não sabemos ainda que o prefeito vai apoiar mas nossa candidatura segue firme. Sou filho da terra e ouvi diversas famílias tradicionais para propor minha caminhada rumo às eleições. Seremos sim candidatos, não tenha dúvidas”, assinalou.

Outros nomes e o PT

Nossa reportagem conversou Thea Beatriz, Presidente do PT, sigla que governou Ouro Branco entre 2005 a 2012. Ela confirmou que a sigla não tem um candidato definido mas que vai construir com as diversas forças um nome de consenso dentro do campo popular para concorrer as eleições.

Por diversas vezes tentamos sucessivos contatos com a vereadora e ex-vice-prefeita, Valéria Melo (PDT), mas não obtivemos êxito. Segundo informações, não confirmadas, ele não entrará na disputa e seguirá como candidata a vereadora. Outros nomes são ventilados na disputa como o ex-candidatos, Maurício Leão e Gontijo.

Mas o pleito caminha para a pulverização de nomes a exemplo de 2016 com 9 candidatos. Aguardemos os desdobramentos políticos na terra da maior siderúrgica do Brasil e cidade que ostenta índices de qualidade de vida, gestão e renda.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade