1 de maio de 2024 22:40

Entre Rios de Minas: Padre Tiago pode ser a novidade na disputa eleitoral e cidade já tem ao menos 6 pretendentes

Entre Rios de Minas sempre foi considerada celeiro de vocações sacerdotais com inúmeros padres consagrados ao serviço da Igreja Católica. Eis que um dos religiosos foi ser prefeito em outras regiões.

É o caso do Padre Rogério Pereira que governou Ouro Branco em dois mandatos entre 2025 e 2012 e até hoje seu nome é lembrado com deferência pela passagem no governo municipal onde deixou a sua marca.

Nestas eleições pela primeira em sua história Entre Rios de Minas pode ter um padre que irá concorrer ao pleito de outubro. Padre Tiago confirmou a nossa reportagem que tem sido muito procurado por lideranças populares e políticas para apresentar seu nome no pleito.

A possibilidade de ingresso na disputa alimenta as especulações e agita a pré-campanha na cidade. Padre Tiago retornou a sua terra natal depois de mais de 40 anos. Ele foi pároco por 13 anos em Edeia (GO), depois foi para Roma, na Itália, para cursar mestrado em Teologia Moral, e há 6 anos voltou a Entre Rios de Minas e atualmente aguarda o processo de sua transferência para a Arquidiocese de Mariana, quando em breve deve assumir uma paróquia.

Nossa reportagem entrou em contato com Padre Tiago que confirmou a possibilidade, mas ainda escolhe uma sigla que encaixa em seu perfil. “Estamos sendo sondados, mas não definimos ainda se vamos entrar na disputa”, disse a nossa reportagem.

Outros nomes

Desde a cassação do Prefeito José Walter (PSB), no dia 1º de dezembro de 2023, por supostas irregularidades levantadas em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), algo ainda inédito na vida política da cidade, o cenário eleitoral se transformou por completo com as movimentações de grupos.

O ex-prefeito ainda tem o mérito do processo a ser julgado em breve no Tribunal de Justiça de Minas, mas quem assumiu interinamente foi o vereador Ronivon Alves (MDB), o Roni Enfermeiro.

Mas as especulações seguem intensas. O médico Bruno Saldanha vem para a sua segunda disputa consecutiva ao cargo máximo e já trabalha em busca de adesões de siglas e grupos. Em 2020, ele chegou em segundo lugar na disputa com uma votação expressiva de 2.358 votos, o que correspondeu a 25,45%. Tudo se encaminha para que Paulinho do Sindicato repita a dobradinha com Bruno.

Outro nome ventilado na disputa seria do Prefeito Interino, Roni Enfermeiro, mas segundo informações nao denifiniu seu futuro nas eleições de outubro.

Outro pretenden é do ex-prefeito, Mário Alves de Andrade, o Marinho, que governou Entre Rios de Minas entre 2005 a 2012. Em 2020, ele foi candidato em 2016 e em 2020 ficou na 3ª colocação com 2.236 votos (25,21%).

Também esta na disputa eleitoral é o empresário Cristiano Cardosos (PSDB). Dono de curriculum político na recente história de Entre Rios de Minas, ocupando cargos importantes nos dois poderes como vereador, presidente de Câmara, vice-prefeito, e candidato e prefeito em 2016 e a vice em 2020, Cristiano confirmou a nossa reportagem que vem para a disputa e organiza seu grupo político para tornar sua candidaturacompetitiva.

Outro nome especulado no mercado político é o ex-secretário de obras na gestão de José Walter, o engenheiro Alexandre Tristão, que já vinha articulando sua candidatura e prepara para entrar no páreo. A nossa reportagem, ele negou que será candidato e trabalha para montar uma chapa competitiva de vereadores nas siglas PL, Cidadania e PSB.

Outro nome que desponta no cenário entrerriano é do ex-vereador Franklin William que confirmou que vem para a disputa e já criando uma comissão provisória do União Brasil para abrigar sua candidatura. Ele foi cassado no final de dezembro por quebra de decoro parlamentar. Franklin confirmou a nossa reportagem sua disposição na disputa.

Mais dois nomes foram ventilados nas últimas semanas: tratam-se do vereador e ex-presidente da Câmara, Tiago Itamar Vilaça, o “Ted”, e do ex-vereador, Wesley Engenheiro.

A contenda promete, mas grupos devem buscar o alinhamento político. Quem viver, verá o vencedor do pleito na mesopotâmia de Minas, banhada pelos rios Brumado e Camapuã.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade