Começou nesta quinta-feira, 7 de março, e vai até 5 de abril, o período em que vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato. Todas as legendas e federações partidárias devem registrar seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 6 de abril. Vence no dia 5 de abril, uma sexta-feira, o prazo para candidatos mudarem de partido político ou transferirem domicílio eleitoral, mirando a eleição deste ano.
Neste cenário agitado fervilhando nos bastidores, a simpática e acolhedora Rio Espera vive um clima de possibilidade de até 3 candidaturas, mas as últimas eleições sempre foram marcadas pela polarização de grupos rivais históricos.
O atual Prefeito Juliano Benicio Henriques Gonçalves, o “Juliano Motorista” busca sua reeleição em meio a performance de seu mandato. Em um fato inédito, ele tomou posse no dia 10 de julho de 2021 após a morte trágica do prefeito Lúcio Marcos da Silveira (PL), conhecido como “Marquinhos Matipó”, falecido na noite de quinta-feira (6), em uma fatalidade quando participava de uma pelada entre amigos. Desde então, Juliano comanda Rio Espera e aguarda as articulações para definir seu vice.
A oposição caminha com dois pretendentes. Mário Miranda Assis (MDB), “Marcinho da Tia Ana”, como é conhecido, pode vir para a sua 3ª disputa consecutiva. Na última eleições, em 2020, ele perdeu para o então Prefeito Marquinhos Matipó por apenas 125 votos e agora espera inverter o resultado. Também no grupo, surge outro nome para a disputa. Trata-se do ex-prefeito Luiz Moreira.
As duas lideranças travam uma disputa interna, mas pelas informações apuradas, pode haver uma dobradinha. A oposição que voltar ao poder depois de 8 anos ou Juliano poder dilatar o prazo do grupo assumir a direção da cidade por mais 4 anos.
A disputa como em anos anteriores promete uma disputa embolada.