28 de abril de 2024 08:04

15 faculdades para quem passou dos 40 se formar mais rápido

Muitas pessoas que chegam aos 40 anos ainda não se encontraram profissionalmente, e uma faculdade pode ser aquilo que estão lhes faltando

Ao chegar aos 40 anos, muitas pessoas já se encontraram profissionalmente, o que é realmente incrível. Contudo, uma grande parte das pessoas ainda não encontrou exatamente aquilo que quer, muitos até gostam do rumo que tomaram, mas não se sentem completos; outros estão em busca de uma virada de chave, enquanto tantos outros querem ter mais oportunidades.

O grande dilema de se sentir incompleto profissionalmente na casa dos 40 anos é que muitos começam a se sentir velhos e desmotivados para uma mudança de carreira. Contudo, é preciso lembrar que nunca é tarde para começar algo, e muitas pessoas que mudaram de ares após essa idade se deram muito bem. Uma das melhores alternativas pode ser cursar uma faculdade.

Talvez você não esteja disposto a lidar com a rotina do dia a dia e ainda ter que lidar com uma faculdade por mais cinco anos, para então buscar uma nova profissão. Contudo, saiba que existem muitos cursos de nível superior que possuem formação mais rápida.

Uma das melhores alternativas são os cursos tecnológicos, não confunda com curso técnico, isso porque, enquanto um curso técnico é de nível médio, os cursos tecnológicos são de nível superior, e os formados podem fazer MBA, pós-graduação, mestrado, enfim.

Os cursos tecnológicos têm menor duração que os cursos de graduação tradicionais (bacharelado e licenciatura), principalmente por serem projetados para oferecer uma formação focada e especializada em áreas específicas do mercado de trabalho.

Essa abordagem tem como objetivo preparar os estudantes para uma inserção mais rápida e efetiva no mercado de trabalho, concentrando-se em conhecimentos aplicados e práticos. Em outras palavras, esses cursos possuem menos teoria e mais prática do que as tradicionais graduações.

Faculdades para fazer após os 40 anos

Cursos tecnólogos podem ser uma excelente opção para quem passou dos 40 anos por várias razões, especialmente pela possibilidade de conclusão em cerca de 2 anos, eliminando aquele longo período de 5 anos para formação em cursos mais tradicionais e ainda sim garantindo um diploma de nível superior.

Eles oferecem uma oportunidade de especialização ou mudança de carreira de forma mais rápida e focada, adequando-se bem às necessidades de quem busca um retorno rápido ao mercado de trabalho ou uma atualização profissional. Vamos explorar 15 melhores opções para quem já passou dos 40 anos:

1. Análise e desenvolvimento de sistemas

Este curso foca em preparar profissionais para desenvolver, analisar, projetar e implementar sistemas de informação para diversos setores. Com a tecnologia avançando rapidamente, há uma demanda constante por profissionais qualificados nessa área.

2. Comércio exterior

Prepara profissionais para atuar no comércio internacional, lidando com importações, exportações, análise de mercado internacional, e legislação aduaneira. Com a globalização, empresas buscam por profissionais que possam ajudar a expandir suas operações além-fronteiras.

3. Design de interiores

Voltado para quem tem interesse em projetar espaços internos, combinando estética, funcionalidade e conforto. Este curso é ideal para quem possui um olhar artístico e deseja transformar espaços para atender às necessidades dos clientes.

4. Design gráfico

Prepara profissionais para criar soluções visuais para comunicação impressa e digital. Com o aumento do marketing digital, há uma grande demanda por designers gráficos para criar websites, identidades visuais, publicidades, entre outros.

5. Estética e cosmética

Focado em técnicas de beleza e bem-estar, este curso forma profissionais capazes de atuar em clínicas de estética, spas, salões de beleza, desenvolvimento de produtos cosméticos e mais. O mercado de beleza continua a crescer, oferecendo muitas oportunidades.

6. Gastronomia

Para quem tem paixão por cozinhar, este curso oferece técnicas de culinária, gestão de cozinhas e estabelecimentos gastronômicos. O setor de alimentação é amplo e sempre busca por profissionais qualificados.

7. Gestão comercial

Prepara profissionais para atuar na área de vendas, marketing, planejamento estratégico e gestão de equipes. Comércios e empresas de serviços buscam constantemente por gestores eficazes.

8. Gestão de qualidade

Ensina sobre as metodologias e ferramentas para garantir a qualidade de produtos e serviços. Profissionais são necessários em todos os setores industriais e de serviços para melhorar os processos e satisfazer os clientes.

9. Gestão de recursos humanos

Forma profissionais capazes de gerenciar equipes, desenvolver políticas de RH, treinamento e desenvolvimento. Empresas de todos os tamanhos necessitam de gestores de RH para gerir seu capital humano.

10. Gestão financeira

Foca no planejamento financeiro, análise de investimentos e gestão de riscos. Com a complexidade crescente dos mercados, há uma demanda por profissionais que possam gerir finanças eficientemente.

11. Hotelaria

Prepara para a gestão de hotéis, resorts, pousadas, e outros estabelecimentos do setor de hospitalidade. O turismo, mesmo com altos e baixos, continua a ser um setor relevante para a economia.

12. Logística

Ensina sobre o gerenciamento eficiente de transporte, armazenagem, e distribuição de produtos. Com o e-commerce em expansão, a logística tornou-se uma área ainda mais vital para as empresas.

13. Marketing

Forma profissionais para planejar e executar estratégias de marketing, análise de mercado, e campanhas publicitárias. O marketing é essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio.

14. Segurança pública

Voltado para a formação de profissionais na área de segurança, atuando no planejamento e gestão de operações e políticas de segurança pública. Importante para quem deseja contribuir para a melhoria da segurança em nossa sociedade.

15. Serviços jurídicos, cartorários e notariais

Prepara para atuar em serviços de apoio ao sistema judiciário, cartórios e notários, uma área que requer profissionais especializados para lidar com processos, documentos e legislações.

Por que são boas opções para quem passou dos 40?

  • Conclusão rápida: A possibilidade de concluir o curso em 2 anos permite um retorno mais rápido ao mercado, ideal para quem busca reinvenção profissional ou atualização.
  • Foco na prática: Cursos tecnólogos são conhecidos por seu enfoque prático, preparando o estudante diretamente para as demandas do mercado de trabalho.
  • Flexibilidade: Muitos desses cursos oferecem opções noturnas ou a distância, permitindo conciliar estudos com trabalho e outras responsabilidades.
  • Diversidade de áreas: Com opções que vão de tecnologia a gastronomia, é possível encontrar um curso que se alinhe aos interesses e experiências prévias, ou até mesmo explorar novas paixões.
  • Oportunidades de carreira: Cada área mencionada tem seu próprio conjunto de oportunidades de crescimento, muitas das quais estão em expansão ou constante necessidade de profissionais qualificados.

Para quem passou dos 40 anos e está considerando uma transição de carreira, aprimoramento profissional ou simplesmente tem o desejo de aprender algo novo, esses cursos tecnólogos oferecem um caminho viável e promissor.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade