Que tal conferir as cachoeiras e outras belezas naturais da cidade mineira de Carrancas?
Conhecido como a Terra das Cachoeiras, o município mineiro de Carrancas até bem pouco tempo atrás era desconhecido para a maioria dos turistas. No entanto, nada como o crescimento do ecoturismo e algumas novelas da Globo para fazer com que uma cidade de pouco mais de 3 mil habitantes se torne um dos destinos mais procurados do estado, não é mesmo?
Agora, o que é que as pessoas tanto veem em Carrancas? O que tem de bom nesse pequeno pedaço de terra escondido na região de Lavras? É o que iremos descobrir por aqui. Confira!
CENÁRIO DE NOVELA
Bem, para falar de Carrancas, antes de qualquer coisa precisamos comentar sobre algo que tem tudo a ver com turismo: novelas. É isso mesmo, e nem adianta fazer cara de interrogação.
Usada como cenário por menos 4 novelas da Globo nos últimos anos (Alma Gêmea, Paraíso, Amor Eterno Amor, Império), esse pequeno município se beneficiou bastante dessa publicidade indireta, que acabou coincidindo com a profissionalização do circuito da Estrada Real, que também passa por aquela área.
Mas, claro, não tem novela nesse mundo que seria capaz de atrair tantos turistas para um local se ele de fato não tivesse alguma beleza. E no caso o que não falta em Carrancas é beleza.
CHAPADA DO ABANADOR
A Chapada do Abanador, por exemplo, tem um tipo de visual tão fantástico que já foi usada algumas vezes para representar o Monte Roraima em algumas produções para a TV. Além dele, também temos a Gruta da Toca e, claro, as dezenas de cachoeiras da região.
AS MELHORES CACHOEIRAS DE CARRANCAS
Com aproximadamente 70 cachoeiras (!) em todo seu território, Carrancas é um paraíso para quem gosta de lavar a alma em rios, lagos e quedas d’agua.
E com tanta opção assim, às vezes fica até difícil escolher quais são as melhores. Portanto, para facilitar, resolvemos separar algumas aqui para você visitar depois.
COMPLEXO DA FUMAÇA
Com nome dado por causa de sua principal atração, esse complexo é um dos mais próximos da cidade, sendo um ótimo lugar para chegar de bike e até a pé. No entanto, assim como acontece com todo canto que é muito procurado, o complexo da fumaça acaba sendo também aquele que fica mais cheio nos fins de semana.
O que você precisa conferir por lá:
- Cachoeira Véu da Noiva
- Cachoeira da Fumaça
- Cachoeira do Luciano
- Cachoeira da Serrinha
COMPLEXO DA ZILDA
Um pouco mais distante da cidade (cerca de 12km), e por isso mesmo menos concorrido, o complexo da Zilda é a Disney para quem gosta de ecoturismo e esportes radicais e resolve dar um pulo em Carrancas, afinal, é lá que podemos encontrar escorregadores naturais, grutas, pinturas rupestres e, claro, cachoeiras dos mais variados tamanhos.
O que você precisa conferir por lá:
- Cachoeira da Zilda
- Escorregador da Zilda
QUANDO E COMO IR PARA CARRANCAS
Como os grandes atrativos da cidade de fato são as cachoeiras, o melhor é ir em épocas mais secas, como o inverno, que é quando fica mais difícil pegar alguma chuva na cidade. No entanto, para quem gosta de carnaval, fica a dica para conferir a folia que acontece no município 15 antes do evento oficial. Uma verdadeira festa que atrai centenas de foliões para as pequenas ruas de Carrancas.
COMO CHEGAR A CARRANCAS
- De carro: 266 km de Belo Horizonte pela BR 383 sentido São João Del Rei.
- De ônibus: saindo de BH basta pegar o ônibus daViação Gardênia rumo à Lavras. Chegando lá é preciso pegar outro para Carrancas. Preço da passagem: entre 60 e 80 reais dependendo do dia.
Viu só como vale a pena dar uma ida até Carrancas para conferir toda a sua beleza e suas cachoeiras? Então não perca tempo: planeje agora mesmo a sua viagem para lá e aproveite!
FONTE BLOG IBR TURISMO