×

9 profissões que nunca vão desaparecer ou faltar vagas de emprego

Algumas profissões são tão importantes para a nossa sociedade, que independente das mudanças que ocorram, não serão impactadas

Estamos vivendo em um momento de transição, o mercado de trabalho mudará drasticamente nos próximos anos com a chegada da Inteligência Artificial e a automação. Estudos afirmam: empregos repetitivos e que não demandam da subjetividade humana vão desaparecer completamente nas próximas décadas.

Falar isso é algo realmente preocupante, afinal de contas, estamos falando que milhares de pessoas podem perder o emprego no futuro. Contudo, da mesma forma que muitas pessoas ficarão desempregadas, outras tantas que se capacitarem estarão à frente das novas oportunidades que a tecnologia nos oferece.

Contudo, independente de você trabalhar em uma profissão que não depende de subjetividade ou se você busca trabalhar com tecnologia, o fato é: existem algumas profissões que estão imunes a qualquer mudança no mercado de trabalho e, consequentemente, são profissões que nunca devem desaparecer.

Profissões que nunca vão desaparecer

Apesar de muitos empregos estarem ameaçados com as novas tecnologias, existem as profissões imunes a esses avanços, são profissões consideradas essenciais para a sociedade que, independente das mudanças que o mercado de trabalho sofra, continuarão sendo importantes e necessárias, tendo muitas oportunidades independente da situação, são elas:

1. Médico especialista

A medicina é uma das carreiras mais estáveis do mundo, e vão continuar sendo pelos próximos anos. Quando os médicos se especializam em determinadas áreas são ainda mais valorizados, e são profissionais que jamais poderão desaparecer, justamente por depender da subjetividade humana para compreender seus pacientes.

Por exemplo, um neurocirurgião, não apenas faz um procedimento cirúrgico complexo, mas também está pronto para se adaptar caso ocorra algum imprevisto, coisa que uma tecnologia pode não ser capaz de executar.

O psicólogo é outro profissional insubstituível, afinal de contas, aqui a compreensão da mente humana e a conexão com outras pessoas é extremamente importante para o cuidado com a saúde mental, coisa que nenhuma inteligência artificial poderá ser capaz de criar com outros humanos.

3. Enfermeiro

Os enfermeiros são extremamente importantes para o cuidado e recuperação das pessoas. No Brasil e no mundo todo, a uma demanda cada vez maior por estes profissionais que, estão sendo cada vez mais valorizados e tendo seu espaço reconhecido.

A habilidade humana do cuidado, empatia e atenção aos detalhes, especialmente em cuidados paliativos, são alguns dos exemplos que deixam claro que esses profissionais não podem ser substituídos por máquinas.

4. Assistente social

Uma palavra que define os assistentes sociais é empatia, a mesma palavra que nenhuma tecnologia será capaz de reproduzir. Lidar com problemas familiares, dar apoio em situações de vulnerabilidade, compreender cada caso de abuso, são coisas que somente humanos podem compreender.

5. Especialista em segurança cibernética

Com um aumento esperado de 32% nos próximos 10 anos esse profissional será cada vez mais importante. Em um mundo digitalmente conectado, a segurança cibernética torna-se cada vez mais importante, onde, para criar um ambiente online seguro, será preciso ter subjetividade para analisar dados e conter riscos. Aqui podemos dizer que a tecnologia é funcionária destes profissionais, mas não que esses profissionais podem ser substituídos por tecnologias.

6. Engenheiro mecânico

Os engenheiros mecânicos são responsáveis por criar e manter a funcionalidade de máquinas e infraestruturas, ou seja, para que a tecnologia possa funcionar, será preciso contar com a ajuda destes profissionais para deixar tudo funcionando como deveria, sendo assim, dificilmente podem ser substituídos por novas tecnologias.

7. Atletas

Você gostaria de ver um jogo de futebol com robôs? Talvez um pra poder conhecer as diferenças, mas muito provavelmente ver robôs praticando esportes não vai ter tanta graça assim, o esforço, o espírito de equipe, a vontade de competir, são coisas que somente os humanos possuem.

8. Professor

Embora a Inteligência Artificial possa ensinar, os professores ainda sim serão insubstituíveis, afinal de contas, criar didáticas, criar metodologias de aprendizado individuais para que todos possam entender sobre o mesmo assunto é uma capacidade exclusiva da mente humana e destes profissionais.

9. Advogado

De modo semelhante aos professores, a inteligência artificial sabe a lei, contudo, para ser advogado é preciso saber interpretar leis de maneiras diferentes. Além disso, um advogado acaba sendo uma pessoa persuasiva e com habilidades de negociação, coisas que máquinas não poderão exercer, ao menos não nas próximas décadas, garantindo assim, a estabilidade e manutenção desses profissionais.

 

FONTE MEU VALOR DIGITAL

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp