A reparação histórica engloba um conjunto de ações destinadas a reduzir as injustiças ocorridas no passado contra determinadas pessoas ou grupos sociais, visando promover a igualdade e combater a discriminação. Observa-se a assinatura e o nome do grande mestre do barroco mineiro: Antônio como ele preferia ser chamado.
Rotular alguém como “Aleijadinho” é extremamente desrespeitoso e ofensivo, pois esse termo é pejorativo e discriminatório, referindo-se depreciativamente a uma pessoa com alguma deficiência física ou mobilidade reduzida. É essencial tratar todas as pessoas com respeito, empatia e dignidade, independentemente de suas condições físicas ou quaisquer outras características. O uso de linguagem depreciativa ou ofensiva pode causar danos emocionais e perpetuar estigmas prejudiciais.
O legado do grande mestre do barroco, Antônio Francisco Lisboa, merece respeito. Reconhecido como um dos mais importantes artistas desse movimento no Brasil, ele deixou sua marca por meio de esculturas e trabalhos arquitetônicos na rica região de Minas Gerais. Nascido em 1737, na Vila Rica, e falecido em 18 de novembro de 1814, sua vida foi permeada por eventos marcantes desde a infância até a juventude.
1. Origens e Herança Artística: Antônio nasceu em uma família de artistas. Seu pai, Manuel Francisco Lisboa, era mestre de obras e escultor, e sua mãe, Isabel da Costa Lisboa, também tinha habilidades artísticas. Essa herança artística influenciou profundamente seu futuro.
2. Formação Artística: Ainda jovem, recebeu treinamento em escultura e arquitetura, seguindo os passos de seu pai e de outros mestres locais.
3. Trabalhos na Região de Minas Gerais: Ao longo de sua carreira, trabalhou principalmente na região mineira, especialmente nas cidades de Ouro Preto e Congonhas do Campo. Ele é mais conhecido por seu trabalho nas igrejas de São Francisco de Assis em Ouro Preto e no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, onde esculpiu os famosos profetas de pedra-sabão.
4. Contribuição ao Barroco Brasileiro: Antônio Francisco Lisboa desempenhou um papel fundamental na definição e desenvolvimento do estilo barroco no Brasil. Suas esculturas e elementos arquitetônicos são considerados obras-primas deste período artístico.
Devido às condições físicas, Antônio Francisco Lisboa passou a ser conhecido como “Aleijadinho”, uma forma pejorativa de se referir a alguém com deficiências físicas. No entanto, ao longo do tempo, o apelido é usado para “refletir e homenagear sua notável habilidade artística”, apesar das dificuldades físicas que enfrentava.
Antônio Francisco Lisboa, como deveria ser chamado, é celebrado por suas esculturas e contribuições para a arquitetura barroca no Brasil colonial, incluindo o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo, um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Domingos T Costa
Foto: Escultura do rosto de Antonio Francisco Lisboa, modelada em argila, por Luciomar Sebastião de Jesus.